Notícias da diocese › 19/10/2020

#DNJ2020: O Dia Nacional da Juventude será online no dia 24 de outubro

Os jovens da Diocese de Osório irão celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2020), este ano, na modalidade online devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Promovido pelo Setor Juventude, o DNJ acontecerá no dia 24 de outubro, sábado, a partir das 19h, com o objetivo de celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e também comprometida com a realidade social em que se vive, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo.

O DNJ 2020 está em consonância com todo o Brasil, por meio do tema, “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema, “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17). De acordo com o referencial para o Setor Juventude da Diocese de Osório, Pe. Fabrício Raupp, o DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus.

“Nessa perspectiva, queremos colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas”, explica Pe. Fabrício fazendo referência ao subsídio do DNJ 2020, que propõem refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros propostos aos grupos juvenis.

Programação

O evento contará com a presença de convidados para bate-papos e interatividade com os jovens dos grupos de toda a Diocese. Entre os convidados estará o assessor das Juventudes do Regional Sul 3 da CNBB, Pe. Neilor Schuster, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, a psicóloga clínica de Torres, Luciani Magnus, o seminarista da Diocese de Osório que esteve em missão na Amazônia em 2019, Edivan Machado de Oliveira, e a jovem da banda de inspiração católica de Capão da Canoa, Surfistas da Paz, Carol Borba.

O referencial para o Setor Juventude, Pe. Fabrício, destaca que a proposta deste ano é fazer com que, mesmo à distância, os jovens sintam a forte presença de Deus dentro de suas casas, citando a passagem bíblica dos discípulos de Emaús do Evangelho de Lucas 24,13-35.

“Convido a refletirmos e celebrarmos nossas vidas e juventudes. O texto bíblico fala de duas pessoas voltando para seu povoado. Um é Cléofas e o outro não é nomeado propositalmente pelo autor, para que eu me coloque em seu lugar. Te convido a mergulhar nesta cena, vivenciar como se estivesse lá, junto com Cléofas, se colocando com os mesmos sentimentos. Caminhando lado a lado”, anima Pe. Fabrício.

Segundo Pe. Fabrício, fazendo referência ao texto bíblico de Emaús, quando tomamos a consciência de que não é mais possível ficar preso em um mundinho de trevas e individualidade, é preciso encontrar um jeito de fazer algo por si e pelos outros.

“‘Naquela mesma hora, levantaram-se e voltaram para Jerusalém.’ Da mesma forma vou me levantar e fazer algo dentro das minhas possibilidades, colocar minha inteligência e criatividade para funcionar, sem medo pois Jesus está comigo”, incentiva Pe. Fabrício a uma tomada de atitude pessoal, ao mesmo tempo, que desafia os jovens ao mesmo: “Que tal começar pela participação no DNJ 2020?”, convida.

Conecte-se!

DNJ 2020