Santuário Diocesano N. Sra. das Lágrimas

Apresentação

Percorrendo pelas estradas sinuosas de Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Osório, todos os caminhos conduzem ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, situado entre a vegetação da mata atlântica e as montanhas da região.

Durante todo o ano, especialmente em fevereiro, na Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, devotos e peregrinos percorrerem essas vias a pé, de bicicleta, a cavalo ou motorizados, em direção à Casa da Mãe para expressar gratidão e solicitar a proteção de Nossa Senhora e de seu Divino Filho.

O reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff, explica que o Santuário é um centro de espiritualidade mariana, destinado à oração, ao silêncio e aos encontros dos fiéis. Nesse sentido, desde o dia 02 de dezembro de 2023, apenas atividades vinculadas à programação religiosa do Santuário são permitidas.

Missas e atendimento

Com a decisão, os devotos de Nossa Senhora das Lágrimas passaram a contar a disposição de horários regulares de missas, realizadas semanalmente: quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h30min; aos sábados, às 17h; e aos domingos, às 10h e às 15h.

Além disso, o reitor está disponível para atendimento na reitoria do Santuário Diocesano de quarta a sábado, das 9h às 11h30min e das 14h às 18h.

Devoção

No ano de 1522, em Trevilho, na região da Lombardia, na Itália, uma cidade assolada pela ameaça iminente de um ataque francês encontrou na fé um poderoso escudo. A população, em desespero, uniu-se em fervorosas orações diante da iminente invasão. Porém, o que testemunharam naquele dia mudaria suas vidas para sempre.

Na tarde de 28 de fevereiro de 1522, enquanto a cidade se preparava para o pior, algo extraordinário aconteceu: lágrimas e suor começaram a fluir da imagem da Mãe de Deus na igreja de um convento. Esse fenômeno, que perdurou por sete horas, foi testemunhado por todos, incluindo o Marechal Lautrec, líder das forças francesas.

Diante do milagre das lágrimas de Nossa Senhora, o coração do Marechal se comoveu e ele decidiu retirar a ordem de ataque, proclamando perdão à cidade de Trevilho. Em homenagem à Virgem Maria, ele e seus soldados depositaram suas armas e capacetes aos pés da imagem.

A notícia desse milagre se espalhou rapidamente e, em 1584, o Cardeal Carlos Borromeu iniciou o processo para a aprovação oficial do evento como um milagre divino. O templo dedicado a Nossa Senhora das Lágrimas foi construído e inaugurado em 1619.

Santuário Diocesano

A devoção a Nossa Senhora das Lágrimas não se limitou à Itália, alcançando terras distantes, como o Brasil. Em 1886, os primeiros imigrantes bergamascos chegaram ao Rio Grande do Sul, trazendo consigo a devoção à Virgem das Lágrimas. Entre esses imigrantes estava Isidoro Longoni, cuja fé e gratidão por uma graça alcançada levaram à construção da primeira igreja dedicada a Nossa Senhora das Lágrimas em solo brasileiro, na comunidade Alto-Caraá, município de Caraá, Litoral Norte gaúcho.

As famílias se instalaram nas localidades de Alto-Caraá, Linha Padre Vieira, Morro Agudo, Passo Osvaldo Cruz, Alto-Grota, Colônia Fraga e Cará Central. Entre os primeiros imigrantes trevilhenses se encontram: Antônio Petró; Angelina Colombo Petró; e Isidoro Longoni, personagem decisivo na história de Alto-Caraá e, sobretudo, na implantação da devoção de Nossa Senhora das Lágrimas, que é o único caso de repetição no mundo inteiro.

Consta na tradição popular que Isidoro Meregalli (que deixou de ser Longoni), fez uma promessa a Nossa Senhora das Lágrimas pedindo a cura de sua esposa Regina, que era muito doente. A graça foi alcançada, como gesto de gratidão tomou a iniciativa de iniciar a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas e mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora, exatamente idêntica à de Trevilho. Coordenou a construção da primeira igreja de madeira, concluída em apenas dois anos, em 1893.

A igreja passou a ser Santuário através de um pedido encaminhado pelo Cônego Edgar Pedro Heck, pároco na época da Paróquia Santo Antônio da Patrulha, ao arcebispo, cardeal Vicente Scherer, que outorgou à igreja o título e o privilégio de “Santuário”, por portaria assinada em 02 de dezembro de 1980. Portanto, o que antes já era “de fato”, tornou-se por este ato também “de direito” e completa nesse ano ano 43 anos de criação.

No final de 2023, novo reconhecimento, no dia 02 de dezembro de 2023, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, por meio de decreto, instala a reitoria do Santuário e determina a presença de um presbítero nomeado reitor para o atendimento pastoral sendo, atualmente, nomeado o Pe. Gibrail Walendorff.

Orações a Nossa Senhora das Lágrimas

São conhecidas duas orações a Nossa Senhora das Lágrimas. Uma considerada oração litúrgica, utilizada nas celebrações e ritos litúrgicos. E a outra é pela interseção a Nossa Senhora das Lágrimas pela saúde dos enfermos. As orações à Nossa Senhora das Lágrimas continuam a ser recitada fervorosamente pelos fiéis, que confiam em sua intercessão para alcançar perdão, fé e graças especiais em suas vidas.