Dom Thadeu Gomes Canellas

Dom Thadeu Gomes Canellas é natural de Gravataí, Rio Grande do Sul. Nasceu dia 28 de julho de 1930. Filho de Salvador Canella Sobrinho e Maria Antonina Gomes Canellas. Terceiro filho de nove irmãos, dos quais come ele, seguiram o caminho do ministério sacerdotal: o Pe. Alceu (já falecido) e o Pe. Amadeu.

Foi batizado no dia 10 de agosto de 1930 e fez 1ª comunhão eucarística em 4 de abril de1938. Ingressou no Seminário Menor de Gravataí em março de 1947. Em março de 1949 iniciou o curso de Filosofia no Seminário Maior em São Leopoldo.

Em agosto do mesmo ano foi para Roma, no Colégio Pio Brasileiro, onde concluiu a Filosofia e cursou a Teologia.

Em 1955 foi ordenado Diácono. E no dia 25 de fevereiro de 1956, 60 anos, hoje recebeu a Ordenação Sacerdotal.

De 1957 a 1959 exerceu seu ministério como coadjutor (vigário paroquial) na paróquia Nossa Senhora da Saúde, no bairro Teresópolis, Porto Alegre.

Em 1960, foi liberado para acompanhar como assistente da Juventude Universitária Católica.

Em 1961é nomeado pároco da Paróquia Cristo Redentor em Porto Alegre, onde ficou por 12 anos.

Em 1973 foi transferido a Paroquia Nossa Senhora da Piedade, onde viveu sua missão de pároco por mais 11 anos.

Em novembro de 1983 nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e em 25 de fevereiro de 1984 (mesmo dia de aniversário da sua ordenação sacerdotal) recebeu a Ordenação Sacerdotal.

E em 16 de janeiro de 2000, com a instalação da Diocese de Osório passou a Bispo Diocesano serviço que prestou a essa diocese até 11 de março de 2007.

Como primeiro Bispo da Diocese de Osório, implantou toda a estrutura física e administrativa da nova diocese. Todos nós presbíteros, nos sentimos gratos por sua acolhida e atenção. E com o senhor louvamos ao Senhor Deus por seus 60 anos de ministérios sacerdotal.