mapa_diocese

Mapa da Diocese

A diocese de Osório foi criada em 10 de novembro de 1999 pela Bula ApostolicumSupremi do Papa João Paulo II, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre e da Diocese de Caxias do Sul.

Aos 16 de janeiro de 2000, Dom Thadeu Gomes Canellas, então Bispo auxiliar de Porto Alegre, foi empossado como primeiro Bispo da Diocese de Osório.

Em 10 de novembro de 2001 foi realizada a dedicação da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, se tornando a 17ª diocese do estado do Rio Grande do Sul e do Regional Sul 3 da CNBB.

No dia 15 de novembro de 2006, Pe. Jaime Pedro Kohl, PSDP, foi nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo para a Diocese de Osório; tendo sido ordenado Bispo em 4 de fevereiro de 2007, tomou posse em Osório em 11 de março de 2007. É o segundo e atual Bispo da Diocese.

Atualmente, a diocese de Osório faz parte da província eclesiástica de Porto Alegre e está composta por 23 paróquias, agrupada em 06 Áreas Pastorais.

Municípios abrangidos:

A Diocese abrange 21 municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul,  fazendo limite com o Oceano Atlântico, Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e Dioceses de Caxias do Sul (RS), Criciúma (SC), Novo Hamburgo (RS) e Rio Grande (RS)