Notícias da diocese › 25/10/2022

O clero da Diocese de Osório está em Assembleia Anual em Cidreira

Os presbíteros, diáconos e o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, estão reunidos em Assembleia Anual desde ontem, segunda-feira, 24/10, na Casa Tiberíades, local de retiros da arquidiocese de Porto Alegre, no município de Cidreira. A Assembleia que consiste em espaço para partilha, encontro, avaliação e planejamento da ação evangelizadora na Diocese para 2023, tem previsão de término nesta quarta-feira, 26.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Marlon Ramos Lopes, entre os vários assuntos sendo tratados no Encontro, destacam-se dois: o encaminhamento do Ano Vocacional, que será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023 em todo o Brasil, com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).  E outro importante tema é a reativação dos Grupos de Famílias enquanto Comunidade Eclesial Missionária, especialmente com a pausa realizada nas atividades durante a pandemia.

Na assembleia ainda houve espaço para formação e orientações da Pastoral Presbiteral e da Associação dos Padres da Diocese de Osório (Apado). Outro momento a ser realizado no último dia, quarta-feira, 26/10, será a preparação da agenda diocesana 2023, com os principais eventos e compromissos pastorais na Diocese e nos âmbitos regional e nacional.

Na Assembleia é comum o bispo anunciar as transferências de párocos e vigários paroquiais. De acordo com dom Jaime, o anúncio de transferências ficará para 2023.