Notícias da diocese › 25/10/2023

Transferências de padres e assessores eclesiásticos são anunciadas

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, reunido com o clero, define e anuncia nesta quarta-feira, 25/10, último dia da Assembleia Anual do Clero, as transferências de presbíteros (padres) e os assessores eclesiásticos das pastorais e movimentos para o ano de 2024.

Transferências de presbíteros

As transferências de presbíteros é uma prática que tem por objetivo promover uma renovação pastoral, permitindo que os sacerdotes tenham experiências em diferentes comunidades e desempenhem seus serviços de acordo com as necessidades da diocese.

De acordo com dom Jaime, as transferências de padres são processos normais na organização da Igreja Diocesana; por isso, devem ocorrer em clima de tranquilidade, tanto para o padre que sai, quanto para o que chega. Igualmente, para as comunidades, a chegada de um novo pároco ou vigário paroquial, pode ser vivida como um momento bonito da caminhada de evangelização e organização.

Para 2024, dom Jaime explica que serão poucas as transferências, por conta de que nos últimos anos já houveram outras. As apresentações dos presbíteros transferidos nas novas paróquias devem ocorrer nos próximos meses até o início de ano que vem.

Paróquia São Cristóvão – Caraá

O atual vigário paroquial, Pe. Jackson William Fischoder dos Santos, passará a ser o pároco da Paróquia. A sua posse canônica ocorrerá no dia 03 de novembro, às 19h, na igreja São Cristóvão, seguida de confraternização no salão paroquial.

O atual pároco de Caraá, Pe. Gibrail Walendorff, assumirá o serviço de reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas, localizado no município de Caraá. A posse canônica do reitor se dará no dia 02 de dezembro, às 17h, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas.

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Balneário Pinhal

O atual pároco de Balneário Pinhal, Pe. Marco Antônio Antunes, assumirá a capelania do Hospital Santa Casa em Porto Alegre.

E o novo pároco de Balneário Pinhal será o Pe. Gilberto Silva de Fraga, que estava como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha.

A posse canônica de Pe. Gilberto em Balneário Pinhal ocorrerá no dia 17 de novembro, na igreja Santo Antônio de Pádua, às 19h.

Todas as celebrações com posse canônica serão presididas pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl.

Assessores Eclesiásticos Diocesanos

Na oportunidade, o bispo e o clero confirmaram os assessores eclesiásticos diocesanos, antes denominados “referenciais” em 2024, que atuarão animando e orientando cada coordenação/comissão diocesana das várias pastorais, movimentos e grupos eclesiais existentes na Diocese de Osório.

Outro anúncio realizado durante a Assembleia foi sobre o novo coordenador de Pastoral Diocesano, assumindo o pe. Luciano Motti.

Nos últimos dois anos, esteve à frente dessa coordenação o pe. Marlon Ramos Lopes, pároco da Paróquia São Pedro em Xangri-Lá.

Composição da Cúria:

Bispo Diocesano: Dom Jaime Pedro Kohl

Vigário Geral: pe. Ildomar Ambos Danelon

Ecônomo Diocesano: diác. Antônio Heliton Alves

Chanceler: pe. Laudemir Demarchi

Coordenador de Pastoral Diocesano: pe. Luciano Motti

Assessores Eclesiásticos Diocesanos:

Conselho Missionário Diocesano (COMIDI): pe. Ildomar Ambos Danelon

Conselho de Leigos: pe. Luciano Motti

Comissão dos Diáconos: pe. Jair Peres de Pinho, pe. Edegar Pereira da Rosa, diác. Antônio Heliton Alves. Diretor Espiritual: pe. Ildomar Ambos Danelon

Comissão Diocesana de Movimentos (CODIM): pe. Ozeias Vieira dos Santos, pe. Hilário Sozo

Comissão Diocesana de Liturgia (CDL): pe. Marlon Ramos Lopes, diác. Alessandro Ramos Redez Campoçano

Grupos Eclesiais: pe. Luciano Motti

Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso: pe. Rodrigo Schüler de Souza

Pastoral da Comunicação (PASCOM): pe. Leonir Alves

Pastorais Sociais: frei Wilson Dallagnol, pe. Adalberto Lumertz Borges, Gervásio Toffoli

Pastoral Carcerária: pe. Francisco de Assis Tonini Caldas, pe. Almo Köhler

Pastoral da Criança: frei Wilson Dallagnol

Pastoral da Educação: pe. Gilberto Silva de Fraga

Pastoral da Pessoa Idosa: pe. Celito Manganelli

Pastoral da Saúde: diác. Antônio Heliton Alves

Pastoral do Dízimo: pe. Ozeias Vieira dos Santos, pe. Jair Peres de Pinho

Pastoral dos Coroinhas: pe. Luiz Carlos “Caio” Rosa da Silva, pe. Fabrício Raupp Alves

Pastoral Familiar: pe. Gibrail Walendorff, pe. Edegar Pereira da Rosa

Pastoral Presbiteral: pe. Hilário Sozo

Serviço de Animação Bíblico-Catequética: ir. Iolanda Goll, pe. Luciano Motti, pe. Jackson William Fischoder dos Santos

Serviço de Animação Vocacional: pe. Fabrício Raupp Alves, pe. Éderson Tiago Oliveira da Silva, pe. Jackson William Fischoder dos Santos

Setor Juventude: pe. Edivan Machado de Oliveira

Apostolado da Oração: pe. Ceverino Craco

Capelinhas de Nossa Senhora: pe. Ceverino Craco

Bom Pastor: pe. Gibrail Walendorff

Caminho Neocatecumenal: pe. Laudemir Demarchi

Movimento Cursilho de Cristandade (MCC): pe. Ricardo Justin Jacoby

Encontro de Casais com Cristo (ECC): pe. José Marcelino Willrich

Encontro de Jovens com Cristo (EJC CNBB): pe. Ricardo Justin Jacoby

Encontro de Jovens com Cristo (EJC Movimento): pe. Edson Luiz Bataglin

Emaús: pe. Edivan Machado de Oliveira

Equipes de Nossa Senhora (ENS): pe. Hilário Sozo

Jovens Sarados (JS): pe. Jackson William Fischoder dos Santos

Movimento Apostólico de Schoenstatt: pe. Marlon Ramos Lopes

ONDA: pe. Fabrício Raupp Alves, pe. Marlon Ramos Lopes

Renovação Católica Carismática (RCC): pe. Ozeias Vieira dos Santos

Retiro de Jovens com Cristo (REJOC): pe. Edson Luiz Bataglin

Terço dos Homens: pe. Carlos Alberto da Rosa

Território Diocesano

Atualmente, a Diocese de Osório é composta por 23 paróquias, abrangendo os municípios entre Palmares do Sul e Torres. Possui atualmente 33 padres diocesanos e 02 religiosos, e 07 diáconos, sendo 01 emérito.