Notícias da diocese › 30/04/2020

Cartilha é produzida para orientar animadoras/es e visitadoras/es missionários na Diocese de Osório

A Diocese de Osório, por meio do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, irá intensificar e motivar, a partir da Solenidade de Pentecostes, em 31 de maio, a atuação de Animadoras/es de Grupos de Famílias e Visitadoras/es Missionários, com uma cartilha especialmente produzida com orientações e roteiros.

No material, é destacado o momento difícil que estamos passando e que nos exige muita força e coragem para permanecermos firmes na fé, orientar e motivar as famílias que se avizinham.

“Confiamos em vocês, Animadoras/es de Grupos de Famílias e Visitadoras/es Missionários. Que continuem com ardor sua caminhada de formação e ministérios assumidos. Levando consolo e esperança às famílias, principalmente as mais abandonadas, pobres e frágeis. Agindo com o mesmo olhar de Jesus Cristo.”

Nesse sentido, ao celebrarmos Pentecostes, recordamos o envio do Espírito Santo sobre os apóstolos, para que continuassem firmes, esperançosos e motivados na missão de Jesus. Portanto, a Solenidade que celebraremos no último domingo de maio, 31, renova em cada cristão batizado e na sua caminhada de fé, a presença do Santo Espírito, já recebido quando batizados e, confirmado a presença d’Ele em nós na Crisma, circunstância em que o Bispo invoca sobre cada crismando a força do Espírito Santo e seus sete dons. Dessa forma, também somos chamados a participar da missão de Cristo.

Reunião do Comidi

O coordenador diocesano para a Animação Missionária, Pe. Rodrigo Schüller de Souza, por conta da importância de manter o isolamento social, realizará reuniões por Área Pastoral, com as animadoras/es e visitadoras/es de toda a Diocese, entre os dias 5 e 8 de maio, às 20h30min via plataforma digital Hangouts, para orientar sobre a atuação missionária a partir da cartilha proposta.

Cada dia de reunião com a participação das lideranças das paróquias por Área Pastoral, porém nada impede se alguém não puder no dia agendado poder participar em outro dia previsto, comunicando com antecedência, conforme a escala:

5/maio: Paróquias da Área Pastoral Santo Antônio da Patrulha
6/maio: Paróquias das Áreas Osório e Três Cachoeiras
7/maio: Paróquias das Áreas Torres e Terra de Areia
8/maio: Paróquias da Área Capão da Canoa

O material reforça também que “todos nós, de certa forma, ficamos abalados com a pandemia do novo coronavírus. Então, cuidemos também de nós, partilhando a vida e as angústias com outros animadores e animadoras de nossa comunidade. Nunca sintamos-nos sós, pois somos irmãos e irmãs de caminhada na fé.

Nas reuniões, as lideranças missionárias serão orientadas para, a partir de Pentecostes, reiniciar a atuação missionária de forma mais local possível, reunindo a própria família para rezar e, na medida do possível, com muita sensibilidade e conforme as determinações vigentes, também auxiliar a família vizinha.

“Não queremos incentivar a circulação de pessoas de uma comunidade para outra, de um bairro para o outro. A proposta é que os próprios membros das famílias dos animadores e visitadores façam uma pausa para rezar juntos e estar atentos àquelas famílias que necessitam de auxílio, que  com todas as medidas de segurança possam amparar e solidarizar-se, desde uma palavra de apoio, realizar as compras no supermercado para pessoas do grupo de risco e outras iniciativas assim, de solidariedade e apoio espiritual”, esclarece Pe. Rodrigo.

Após as reuniões digitais, o material será enviado para as secretarias paroquiais de toda a Diocese. Para mais informações, procure o seu pároco ou secretaria paroquial da sua paróquia.