Notícias da diocese › 05/09/2019

Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias acontece em 5 de outubro

“Todas as lideranças estão convidadas! Venham com a família, ajudando na comunidade e paróquia a montar sua caravana. É missão de todos nós!”, convida o coordenador diocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), Pe. Rodrigo Schüler, para o Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias, no dia 5 de outubro, em Caraá.

O evento não apenas reunirá os Grupos de Famílias da Diocese de Osório, como também a todos os fiéis das inúmeras pastorais e movimentos para o Encontro que abrirá o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco. Trata-se de um encontro que nos reunirá a fim de promover a unidade na ação missionária, tornando mais claro o nosso compromisso de anunciar o Evangelho.

“Neste ano, o nosso encontrão celebrativo dos Grupos de Famílias está em sintonia com a proposta do Mês Missionário Extraordinário, por isso, a data veio para início de outubro, marcando também a abertura do Mês Missionário e, assim, como pediu o Papa Francisco, será em um santuário diocesano, em nosso caso, no Santuário Nossa Senhora das Lágrimas (Alto-Caraá)”, explica Pe. Rodrigo.

O encontrão é para todos!

Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas – Caraá/RS

Toda a Diocese de Osório se comprometeu neste ano a unir forças para as ações missionárias, levando em consideração o Plano Diocesano de Pastoral e as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, que nos impulsionam a sermos irmãos e irmãs que promovem o encontro com Jesus Cristo. Um encontro que passa por uma profunda e renovada conversão pastoral e comunitária.

De acordo com Pe. Rodrigo, “somos responsáveis uns pelos outros, somos Igreja nas Casas, que aproxima os afastados, reintegra os que necessitam de amparo. Celebrar a Alegria do Evangelho juntos, no Santuário das Lágrimas, será motivo de nos sentirmos bem mais fortes e esperançosos no caminho da Evangelização”, afirma.

A Diocese decidiu unir forças para tornar o evento ainda mais celebrativo incluindo na programação a Romaria do Apostolado da Oração e Capelinhas e as Romarias da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM).

Compromissos para a preparação do Encontrão

Em preparação ao Encontrão, somos todos motivados a ler a carta de São Paulo aos Filipenses. Principalmente lideranças e animadores de Grupos de Famílias. Esta preparação será fundamental para que o desafio dado no dia do encontrão seja uma forte expressão de nosso compromisso eclesial. “Cada paróquia é convidada a confeccionar uma colcha de retalhos e que cada pedaço que se una pertença a um grupo de famílias ou outro grupo paroquial. Devem levá-la no dia do Encontrão como símbolo desta participação e união. Pede-se também que levem bíblia, caneta e um alimento salgado para partilhar no almoço.