Referencial:

Tiago (Pascom Xangri-Lá)

Contato: pascom@diocesedeosorio.org / 51-98410-1945

O que é

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)

Objetivos

Compreendendo a Pascom em sua abrangência, o Diretório (n. 248) traz algumas características se destacam:

1. colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
  2. promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
  3. capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
  4. favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
  5. envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e
  6. desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.