Notícias da diocese › 26/09/2023

Professor Benedito Ataguile de Torres parte em missão para Moçambique

O Professor Benedito Ataguile de Torres, carinhosamente conhecido como Professor Benê, está prestes a iniciar uma missão em Moçambique, no dia 4 de outubro, uma quarta-feira. Ele dedicou muitos anos ao ensino de Biologia em Torres, mas agora se tornará um missionário, integrando uma equipe que parte em missão, composta por outros cinco membros. Eles trabalharão no projeto “Igrejas Solidárias” nas paróquias do litoral da Província de Nampula, no norte de Moçambique. Esta missão é significativa, uma vez que coincide com o mês de outubro, dedicado às atividades missionárias.

O projeto “Igrejas Solidárias” é uma parceria entre a Arquidiocese de Nampula e o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e está prestes a celebrar seu 30º aniversário. A adição deste grupo de seis missionários, incluindo o Professor Benê, elevará o número total de missionários enviados pelo Regional Sul 3 para Moçambique para 70. Você pode obter mais informações sobre o projeto clicando AQUI!

Antes da partida dos missionários, dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório e bispo referencial para a Missão no Regional Sul 3, que acompanhará os missionários na viagem para Moçambique, presidirá uma Santa Missa com a benção de envio em Benedito no dia 1º de outubro, um domingo, às 18h, na Igreja Santa Luzia, no Centro de Torres. Ao final da Missa, os vereadores da Câmara Municipal de Torres prestarão uma homenagem especial ao Professor Benê, concedendo-lhe o Título de Cidadão Honorário do Município de Torres.

O “sim” de Benê

Benê é natural de Jaborandi, interior de São Paulo,  e passou a residir em Torres no dia 4 de outubro de 1996, prestes a completar 27 anos morando na cidade e trabalhando como professor na Escola de Educação Básica São Domingos – Sagrado Rede de Educação da Congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. O professor também colaborou com outras instituições educacionais da cidade.

Como biólogo, sempre buscou orientar sua vida através de trabalhos voluntários na área socioambiental, incluindo a criação de hortas comunitárias e viveiros de espécies de plantas nativas, frutíferas e medicinais. Essas atividades se tornaram um ponto de referência fundamental no desenvolvimento de sua consciência de cidadania plena. Ele acredita que, por meio da educação, é possível formar cidadãos mais comprometidos e integrados em suas comunidades.

O Professor Benê compartilha que sua jornada missionária começou a tomar forma em 2003, quando ele passou a compreender que todos nascem com uma missão e que ao longo da vida, educamo-nos para entender o papel que Deus nos confia.

Em 2017, após uma reunião com dom Jaime Pedro, Benê foi incentivado a ter um papel mais ativo na igreja local. Com o apoio dos padres da Paróquia São Domingos em Torres, Leonir Alves e Almo Köhler, ele foi encaminhado para a comunidade do bairro Guarita, na igreja Nossa Senhora da Conceição. Lá, ele colaborou na implementação de projetos voltados para crianças e a população local, consolidando gradualmente sua missão de vida.

Além disso, no período de 03 a 16 de setembro deste ano, Benê participou do Curso Ad Gentes no Centro Cultural Missionário, um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), localizado em Brasília. Ele descreve esse período de formação como fundamental para sua preparação para a missão no continente africano, onde estudou temas como resiliência, espiritualidade, Missão Ad Gentes, Missão inter gentes, Missão e mobilidade humana, fundamentos da Missão, dimensões pedagógicas e antropológicas da Missão, e processos de inculturação.

Benê enfatiza que o convívio com os outros missionários que também estão partindo em missão fortaleceu o grupo e reforçou a ideia de que a Missão é divina e eles são meros instrumentos da vontade de Deus.

Partirão em em missão professor Benedito (em pé), Pe. Henrique Neis e as irmãs Ilca Welter, Lourdes Dill, Maria Madalena de Andrade e Rita Lori Finkler | Fotos: Regional Sul 3

Dom Jaime explica que “Pe. Henrique e o leigo Benedito se juntarão ao Pe. Luiz e à leiga Maria Bernarde em Moma. Já as quatro irmãs constituirão uma comunidade religiosa que atuará em sintonia com a equipe do Regional, pois viverão em uma casa própria, junto à sede da paróquia, em Micane”. Ele considera isso uma grande alegria e uma grande graça para renovar a equipe missionária que está em Moçambique no projeto Igrejas Solidárias, enviando de uma só vez seis novos missionários.

Confira no álbum, destaques da trajetória de Benedito: