Lideranças sindicais do Litoral Norte gaúcho reconhecem o papel da Igreja Católica na trajetória das entidades

Na manhã da última quinta-feira (04), na casa paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha, esteve reunido lideranças da Diocese de Osório e representantes de sindicatos trabalhadores rurais da região. Um dos pontos centrais da reunião foi a entrega do livro de memórias fotográficas intitulado “60 Fatos”, uma edição especial produzida em comemoração aos 60 anos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) completado em 2023. O livro retrata a história e a conexão entre diversos sindicatos com a Igreja Católica, por meio de religiosos e padres que foram responsáveis pela fundação de muitas entidades sindicais na região e no Estado do RS.

Durante o encontro, discutiu-se a possibilidade de realizar novamente a Romaria da Terra do RS, evento de grande relevância para as instituições que trabalham com agricultura familiar na região. A proposta foi apresentada considerando o potencial da romaria para fortalecer os laços entre a Igreja e as comunidades rurais, além de animar e celebrar a jornada desses trabalhadores.

O diretor da FETAG-RS, Samuel Santos, um dos participantes da reunião, ressaltou a importância desse contato entre a Igreja Católica e as instituições da agricultura familiar, destacando a trajetória histórica construída na região.

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, recebeu a proposta, que será analisada junto ao Conselho de Presbíteros e ao clero diocesano. Para os próximos anos, a Diocese de Osório está empenhada na realização do seu jubileu de 25 anos e no lançamento do Sínodo. No entanto, a possibilidade de realizar a Romaria da Terra do RS nos anos seguintes será avaliada.

A Diocese já realizou uma edição da Romaria da Terra do RS em 2018, em Mampituba, sob o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, evidenciando o compromisso da Igreja com as questões sociais e rurais da região.

O encontro contou com a presença, além do bispo dom Jaime, do diretor da FETAG-RS, Samuel e do assessor da Regional Litoral, Daniel, esteve presente o pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Adalberto Lumertz, do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luciano Motti, representando a Comissão Pastoral da Terra no Litoral Norte gaúcho, o pároco da paróquia Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba), Pe. Ildomar Danelon, do assessor eclesiástico das Pastorais Sociais da Diocese, Frei Wilson Dallagnol e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné e coordenador da Regional Sindical Litoral, Paulo Fialho.