Notícias da diocese › 19/04/2017

A secular igreja São Domingos será reinaugurada

Noticia 1Após cinco anos de Restauração da Igreja São Domingos de Torres, está marcada a sua reinauguração para o dia 08 de abril de 2017, às 10h30min, por ato solene com a presença de autoridades, patrocinadores, convidados e a comunidade torrense.

Segundo o pároco Pe. Leonir Alves, “Trata-se de um momento importante por ser o término de um longo período de resgate da cultura, que é também símbolo da fé da comunidade torrense. A cidade de Torres, o Litoral Norte e a diocese de Osório passam a ter novamente a Igreja São Domingos aberta aos fiéis e visitantes”, declara.

A obra da Igreja São Domingos (Torres) data de 1820 e inaugurada em 24 de outubro de 1824, constitui-se na primeira igreja construída no trecho litorâneo entre Laguna (SC) e Osório (RS), sendo a segunda mais antiga no litoral do RS. Sua construção se deu por prisioneiros de guerra, guarani-cristãos castelhanos, conforme pesquisa histórica e se confirma como uma construção fundamental para o surgimento do povoado de Torres. Seguindo o estilo arquitetônico colonial luso-brasileiro, sua única torre foi erguida em 1898 pelo Padre José Lamônaco.

Anexa à igreja, encontra-se a Casa n°1, que recebeu o Imperador D. Pedro I em sua passagem pelo local. Com tamanha relevância não apenas para a cidade de Torres, mas para toda a região litorânea, em 1983 a igreja São Domingos passou a integrar o patrimônio cultural do Estado, através da Portaria de Tombamento n°5/83.

Em 2004, foi elaborado o projeto arquitetônico de restauro, assinado pelo arquiteto Edegar Bittencourt da Luz. Em dezembro de 2010, o projeto foi aprovado junto ao PRONAC e, em abril de 2011, junto à LIC-RS. Desde então, uma equipe multidisciplinar liderada pelo bispo dom Jaime Pedro Kohl, da Mitra de Osório, buscaram os recursos necessários que viabilizaram as obras.
Estas iniciaram em 2011, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e contrapartida da Prefeitura Municipal de Torres e apoio da comunidade local. Em 2013, com o financiamento das leis de incentivo à cultura estadual e nacional, patrocinado por empresas parceiras que seguiram os trabalhos na medida que a captação ia se concretizando.

Conheça mais sobre o projeto de restauração da Igreja São Domingos acessando Restauração da Igreja São Domingos de Torres.

Colaboração: Lucia Silber
Foto: Arquivo da Paróquia São Domingos de Torres