Notícias da diocese › 20/01/2024

Caraá prepara a sua 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas entre os dias 18 e 28 de fevereiro

Percorrendo pelas estradas sinuosas de Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Osório, todos os caminhos conduzem ao Santuário Nossa Senhora das Lágrimas, situado entre a vegetação da mata atlântica e as montanhas da região. Devotos e peregrinos se preparam para percorrerem essas vias a pé, de bicicleta, a cavalo ou motorizados, em direção à Casa da Mãe para expressar gratidão e solicitar a proteção de Nossa Senhora e de seu Divino Filho.

A 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas ocorrerá de 18 a 28 de fevereiro, no Alto-Caraá, município de Caraá, com o tema “Nossa Senhora das Lágrimas, Avançando Juntos no Caminho”, em consonância com o ano jubilar da Diocese de Osório. A imagem de Nossa Senhora das Lágrimas com o menino Jesus, restaurada no ano passado, é um dos locais mais visitados pelos milhares de romeiros.

Segundo o reitor do Santuário, Pe. Gibrail Walendorff, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas é planejada com a participação de líderes da paróquia São Cristóvão, com o apoio do pároco Pe. Jackson William Fischoder dos Santos e do poder público, contando com o respaldo das cidades vizinhas, como Caraá, Osório e Santo Antônio da Patrulha, visando oferecer um ambiente seguro e acolhedor.

A programação terá início com a missa em 18/02, domingo, às 20h, e durante toda a semana, as missas ocorrerão sempre às 20h, com exceção da sexta-feira, 23/02, quando haverá uma segunda missa às 23h para receber os peregrinos. A intensificação da programação ocorrerá no final de semana, nos dias 24 e 25, com mais horários de celebrações, culminando no Dia de Nossa Senhora das Lágrimas em 28/02.

Além das celebrações em diferentes horários diários, espaços para confissões espirituais e bênçãos serão disponibilizados aos romeiros. A loja de artigos religiosos também estará aberta durante a Romaria, assim como a disponibilidade de locais para a aquisição de lanches.

Confira abaixo a programação religiosa:

18, domingo, às 20h, missa com a abertura da 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas;

19, segunda, missa às 20h;

20, terça, missa às 20h;

21, quarta, missa às 20h;

22, quinta, missa às 20h;

23, sexta, missa às 20h, com “Bênção de roupas e objetos”* e, missa às 23h, com a acolhida dos peregrinos;

24, sábado, missa com a acolhida dos romeiros às 06h;

– missa e confissões às 09h;

– missa e confissões às 11h, com “Bênção de roupas e objetos”*;

– missa e confissões às 15h, com bênção dos idosos;

– missa e confissões às 17h, com bênção das crianças;

– missa e confissões às 19h, com bênção dos peregrinos;

– missa e confissões às 22h, com “Bênção da Luz”** (velas);

25, domingo, missa com a acolhida dos romeiros às 07h;

– missa Vocacional às 09h;

– missa e confissões às 11h, com bênçãos da família;

– missa solene às 16h, presidida pelo bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, com oração do Terço durante a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas;

– missa e confissões às 20h, com “Bênção de roupas e objetos”*;

26, segunda, missa às 20h, com bênção dos peregrinos e visitantes;

27, terça, missa da Vigília às 20h, com bênção dos peregrinos e visitantes;

28, quarta, missa da “Revelação da Imagem e do Milagre”***, às 08h, marcando o Dia de Nossa Senhora das Lágrimas;

– missa às 10h, com bênção das gestantes;

– missa às 16h, com bênção dos enfermos e devotos.

O que significa:

“Bênção de roupas e objetos”*

Após a bênção das roupas e objetos, as pessoas fazem fila para subir até a imagem sagrada do altar-mor. Um padre ou diácono coloca os objetos que as pessoas pretendem abençoar no vidro do afresco. Um gesto simples que assenta no fato de aquela parede estar encharcada de lágrimas e suor da Virgem. Um gesto que proclama a proximidade de Nossa Senhora às nossas alegrias e dores.

“Bênção da Luz”** (levar velas)

A celebração com a “Bênção da Luz” é caracterizada pela oferta de cera. Durante horas as pessoas, em fila, apresentam ao pregador uma ou mais velas indicando a intenção pela qual oferecem a cera. Essas são horas muito intensas de acolhimento familiar.

“Revelação da Imagem e do Milagre”***

Após a missa será coberta a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas com o menino Jesus. Esse véu representa a angústia daquela antiga noite de palpitação (aflição, medo, agressão), significando o terror que invadiu o coração de Trevigllio naquele ano de 1522, quando souberam que o general L’autre estava se preparando para atacar e destruir a cidade. A Missa com a revelação da Imagem é denominada a Festa do milagre.

Realização: Diocese de Osório e Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas

Apoio: NetComet e Sicredi