Notícias da diocese › 05/09/2023

Jornada Bíblica Diocesana em Osório realiza estudo da Carta aos Efésios

No último sábado, dia 2 de setembro, a cidade de Osório sediou a Jornada Bíblica Diocesana, que teve como foco o estudo e aprofundamento da Carta aos Efésios, um dos livros do Novo Testamento. Essa iniciativa ocorreu alusivo ao mês dedicado à Bíblia.

O evento contou com a presença de Bruno Glaab, um biblista especializado no estudo da Carta aos Efésios. Embora esta carta não seja considerada um dos escritos autênticos do Apóstolo Paulo, desempenha um papel fundamental na compreensão da fé cristã. Sua datação é amplamente debatida, mas se estima que tenha sido escrita entre os anos 80 e 90 d.C., destinando-se às comunidades cristãs na Ásia.

O tema central da Carta aos Efésios, explorado durante o evento, tem uma natureza eclesiológica, abordando a universalidade da Igreja. Essa carta descreve a Igreja como uma entidade unificada em Cristo, destacando que sua universalidade não é simplesmente a soma de comunidades locais ao redor do mundo, mas sim uma unidade fundamentada em Cristo.

De acordo com Frei Bruno, o autor da Carta aos Efésios busca harmonizar a convivência entre as pessoas, mostrando que, em Cristo, não faz sentido que alguém queira ser superior a outro devido à sua origem, pois somos todos iguais.

Entre os participantes, as catequistas Solange Leffa Schwanck, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Porto Colônia, Dom Pedro de Alcântara, e Maria Regina Ferreira, da comunidade Santo Antônio, no centro de Santo Antônio da Patrulha, testemunharam a importância da atividade para as lideranças e catequistas.

“Como cristãos, sempre devemos buscar o conhecimento da Palavra de Deus de forma contínua. Mas como catequistas, essa exigência é ainda maior. Aprofundar nosso entendimento da Palavra de Deus nos fortalece nessa missão e nos prepara melhor”, afirmou Solange.

“Eventos como esse têm um impacto significativo em nossa formação e nos capacitam para um melhor desempenho ao trabalhar com crianças, adolescentes e adultos na catequese. Uma mensagem que me marcou muito foi a de que devemos sempre estar revestidos da armadura de Deus”, reforçou Maria Regina.

A Jornada Bíblica Diocesana é realizada anualmente em setembro, o mês da Bíblia, reunindo fiéis e lideranças das paróquias da Diocese de Osório.

O material utilizado por Frei Bruno está disponível para download, é só clicar abaixo:

Apresentação_Carta aos Efesios_Frei Bruno Glaab

Artigo sobre a Carta aos Efesios_Frei Bruno Glaab

Ou acesse: https://www.diocesedeosorio.org/arquivos, para baixar outros conteúdos formativos e documentos da Diocese de Osório.