Notícias da diocese › 13/02/2019

Fé, devoção e agradecimentos à Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá

Na cidade de Siracusa, localizada na Sicília, foi registrado, pela primeira vez, em 1853 uma pequena imagem de Nossa Senhora derramando lágrimas

Uma forma que os devotos têm de expressar sua devoção à Nossa Senhora é através das Romarias. Há 126 anos, de diversos municípios do Litoral Norte gaúcho e do Sul catarinense, milhares de romeiros transformam horas de caminhada e muito esforço em gratidão na chegada ao Santuário das Lágrimas, no município de Caraá.

Nesse ano, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas terá sua programação que terá início em 19 de fevereiro com a já tradicional “Pedalada” saindo da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha, em direção ao Santuário no Alto-Caraá.

A programação se estende até o dia de Nossa Senhora da Lágrimas, 28 de fevereiro de 2019, e contará com missas campais, bênçãos e confissões diárias. De acordo com o pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Nilso Ricardo Zanella, a Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas está sendo preparada com o auxílio e empenho da comunidade para mais uma vez acolher os romeiros na casa da Mãe, destacando o sentimento da comunidade ao receber os irmãos/irmãs com o slogan do Santuário: “Lágrimas é o teu santuário!”.

 

O início da devoção

São esperados cerca de 45 mil romeiros vindos de várias regiões do RS e do Sul Catarinense

Foram os imigrantes italianos da região de Bergamo, que no século XIX, trouxeram a devoção à Imagem de Maria que chorou de compaixão. Essa devoção recebeu um grande impulso no Litoral Norte gaúcho com a promessa de Isidoro Meregalli, que diante da grave enfermidade de sua esposa prometeu se ela recuperasse a saúde construiria uma capela dedicada a Nossa Senhora das Lagrimas. O pedido de saúde foi atendido e a capela concluída em 1893, recebendo a imagem da Virgem das Lágrimas, venerada no Alto do Caraá.

Residindo em Osório, Odete Meregalli, a bisneta de Isidoro Meregalli, nasceu e cresceu em Caraá com a família tornou-se mais uma geração de devotos de Nossa Senhora das Lágrimas. “A gente sente uma energia muito boa ao entrar no Santuário e nossa família tem muito orgulho de sermos uma descendência de Isidro Meregalli, o grande idealizador, o grande devoto e divulgador de Nossa Senhora das Lágrimas”, conta Odete.

Segundo Odete, a sua bisavó, a qual foi a motivação para a promessa do esposo Isidoro, Regina Capra, faleceu 30 anos depois da conclusão da Capela, em 1923, no dia 28 de fevereiro, dia da Festa de Nossa Senhora das Lágrimas, e está sepultada no cemitério do Alto-Caraá. Já o devoto bisavô, Isidoro Meregalli, faleceu em 28 de abril de 1945 e está sepultado no cemitério de São João em Porto Alegre.

 

Programação

19/2, terça-feira

Pedalada com saída às 19h da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Santo Antônio da Patrulha) até o Santuário das Lágrimas (Alto-Caraá);

 

20, 21 e 22, quarta a sexta-feira

Missa no Santuário, às 20h

 

23/2, sábado

Missas às 9h (Pe. Eder dos Santos), 10h30min (Pe. Marcelino Willrich), 15h (Pe. Ricardo Jacoby), 16h30min (Pe. Adalberto Lummertz), 18h30min (Pe. Gilberto da Silva), 20h (Pe. Ozeias dos Santos) e às 22h (Pe. Edson Bataglin) e, após, apresentação de grupo musical de Santo Antônio da Patrulha.

 

24/2, domingo

Missa às 6h (Pe. Nilso Zanella), 8h (Pe. Ildomar Danelon), 10h (Pe. Luciano Motti), 12h (Pe. Antônio Dall’Ó) e às 15h (bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl) com procissão.

 

26/2, terça-feira

Missa dos Trabalhadores às 20h

 

27/2, quinta-feira

Missa no Santuário, às 20h

 

28/2, sexta – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas

– Missa no Santuário, às 8h

– Missa Campal às 10h, com a participação de cavaleiros da região, e Missa às 15h.

 

Serão dadas bênçãos individuais aos peregrinos e ouvidas confissões. Ao meio-dia haverá almoço com churrasco e acompanhamentos.

 

Refeições e estacionamento

Dois amplos locais estarão preparados para receber os peregrinos para as refeições. Haverá amplo espaço para estacionamento, sendo que muitos peregrinos aproveitam para acampar no local, já que existe uma área arborizada.

A Prefeitura de Caraá tem mantido o apoio com melhorias dando as condições de acessibilidade ao local.

 

Caminhadas

Muitos peregrinos preferem ir até o Santuário caminhando em peregrinação. Em Santo Antônio da Patrulha essa tradição já acontece há vários anos. As caminhadas são em grupo e iniciam na quarta-feira, com maior concentração no sábado e domingo.

Os romeiros dispõem de vários caminhos para chegar ao Santuário, sendo os principais a Estrada Caraá  / Alto-Caraá e o caminho que liga Osório à Caraá pelo Morro da Borússia.

Também os ciclistas do Grupo SAPedal que sairão, este ano, na terça-feira, 19 de fevereiro, às 19h, da frente da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha em direção ao Alto-Caraá, devendo contar com a participação do pároco Pe. Nilso e um carro de apoio ao longo do trajeto.

 

Segurança

A Brigada Militar também estará apoiando e dando segurança aos milhares de romeiros que virão ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas.

 

Transporte

O transporte coletivo ficará a cargo da Empresa Sudeste, que divulgará os roteiros e horários. Mais informações contate (51) 3662-5240 ou (51) 3662-2140.

 

Devoto

Projeto de ampliação do Santuário Nossa Senhora das Lágrimas conta com a contribuição dos devotos para acolher cada melhor as/os romeiras/os

Venha ser um devoto de Nossa Senhora das Lágrimas, contribuindo com um valor mensal, que será revertido em melhorias no Santuário, para melhor atender a todos Romeiros. Mais informações de como se tornar um devoto de Nossa Senhora das Lágrimas procure a secretária da Paróquia São Cristóvão, em horário comercial, com o Padre Nilso Zanella ou pelo telefone 51- 98410-2652 ou pelo e-mail saocristovao@diocesedeosorio.org

 

 

 

 

 

Oração à Nossa Senhora das Lágrimas

“Comovido com o prodígio do derramamento de tuas lágrimas, oh! misericordiosa Virgem Maria de Treviglio, venho prostrar-me a teus pés, e animado e confiante por tantas graças que tens concedido, venho a ti para abrir-te o meu Coração, para alojar em teu doce Coração de Mãe todas as minhas dores, para unir minhas lágrimas às tuas: as lágrimas da dor pelos meus pecados e dos sofrimentos que afligem a mim e toda a humanidade.

Olha para elas, Oh! Mãe querida, com rosto benigno e com olhos de misericórdia, e pelo amor que tens a Jesus, digna-te consolar-me e escutar-me. digna-te consolar todos teus filhos.

Por vossas santas e inocentes lágrimas, digna-te conseguir-me de vosso divino Filho o perdão de meus pecados, uma fé viva e ardente, e a graça que agora, te peço…

Oh! Mãe minha, e esperança minha, em teu Coração Imaculado e dolorido ponho toda minha confiança.

Nossa Senhora das Lágrimas, tende compaixão de mim.”

Rezar a Salve Rainha.

 

Confira momentos significativos da Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas realizada em fevereiro de 2018:

 

Foto/Texto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Osório e Pastoral da Comunicação da Paróquia São Cristóvão

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.