Notícias da diocese › 30/08/2023

Diocese de Osório passa a contar como novo diácono permanente em Tramandaí

O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, presidiu a ordenação diaconal permanente de Alessandro Ramos Redez Campoçan durante a solene Santa Missa realizada na igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no Centro de Tramandaí, na última sexta-feira, 25 de agosto.

Durante o rito da ordenação, após a proclamação do Evangelho, o pároco da Paróquia de Tramandaí, Frei Wilson Dallagnol, fez um pedido ao Bispo para a ordenação diaconal de Alessandro. O Bispo interrogou o ordenando sobre sua disposição para o ministério e proferiu a homilia, seguida pela ladainha de todos os santos, a imposição das mãos e a oração de ordenação. Foram entregues a Alessandro a estola, as vestes diaconais e o Evangeliário.

Concelebrando junto a dom Jaime estavam diversos padres da Diocese de Osório, assim como padres convidados vindos de outras regiões do Estado. Eles estenderam a Alessandro o abraço acolhedor do ministério ordenado.

Durante a homilia, dm Jaime expressou sua gratidão ao ordenando pelo seu “sim”, bem como à esposa e filhos de Alessandro pelo apoio inestimável. Dom Jaime relembrou o contexto histórico e a finalidade da ordenação dos diáconos permanentes, ressaltando os compromissos inerentes a esse ministério. Ele elencou as atribuições do diácono, incluindo auxiliar o bispo e os presbíteros na liturgia, proclamar o Evangelho, instruir na doutrina sagrada da Igreja, presidir as orações, levar a comunhão aos enfermos, celebrar exéquias, administrar o batismo, abençoar matrimônios e exercer o serviço da caridade.

Conheça a trajetória e vida Familiar de Alessandro

Nascido em Cáceres, Mato Grosso, no dia 10 de setembro de 1976, Alessandro é casado há 25 anos com Tânia Almeida dos Santos, com quem tem a bênção de quatro filhos e três netos. Vindo de uma família com profundas raízes religiosas, Alessandro e sua família se mudaram para o Rio Grande do Sul em 1995, onde ele se engajou ativamente na Paróquia Santo Inácio, recebendo orientações pastorais do Pe. Orestes Stragliotto. Em Tramandaí, seu envolvimento como leigo na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes foi encorajado pelo Frei Miguel, através de sua participação no ECC e seu papel como Ministro Extraordinário da Eucaristia.

A decisão de entrar na Escola Diaconal foi motivada por sua esposa e teve o apoio do Vigário Paroquial, Frei Breda. Após uma fase inicial de dez dias na Escola Diaconal Santo Estevão em 2019, ele transferiu seus estudos para a Escola Diaconal São Lourenço, na Arquidiocese de Porto Alegre, para se juntar a outros candidatos da Diocese de Osório.

>> Confira o álbum completo, clicando AQUI!

Fotos: Isaldo Jr. / Pascom Santo André Avelino – Maquiné