Notícias da diocese › 20/03/2020

Bispo da Diocese de Osório suspende Missas e Celebrações da Palavra com presença de povo, a partir de hoje, dia 20 de março

Na manhã desta sexta-feira, 20 de março, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, emite NOTA COMPLEMENTAR determinando que “Missas e Celebrações da Palavra com presença de povo, a partir de hoje, dia 20 de março, estão SUSPENSAS.“.

A medida se dá a partir da “evolução dos fatos e as determinações dos poderes públicos tanto federais como estaduais e municipais.” Em Nota, dom Jaime afirma que “por razões humanitárias, enquanto durar esta grave situação, os fiéis da Diocese de Osório estão desobrigados do cumprimento do preceito de participar da missa aos Domingos e dias de Festa (Código de Direito Canônico, cân. 87).

Confira abaixo a NOTA na íntegra:

Osório, 20 de março de 2020.

NOTA COMPLEMENTAR DA DIOCESE DE OSÓRIO

Tendo em vista a evolução dos fatos e as determinações dos poderes públicos tanto federais como estaduais e municipais que progressivamente foram divulgando os seus decretos sobre os cuidados e medidas a tomar em vista de evitar a proliferação e a contaminação do coronavírus, além das orientações já dadas em 29 de fevereiro e 17 de março, onde tinha deixado aos párocos a liberdade de suspender as Santas Missas e outras celebrações com presença de povo, através desta, determino: Missas e Celebrações da Palavra com presença de povo, a partir de hoje, dia 20 de março, estão SUSPENSAS.

Logo, por razões humanitárias, enquanto durar esta grave situação, os fiéis da Diocese de Osório estão desobrigados do cumprimento do preceito de participar da missa aos Domingos e dias de Festa (Código de Direito Canônico, cân. 87).

Peço encarecidamente a todos os párocos e seus Conselhos Paroquiais que acatem as determinações dos poderes constituídos – Decretos do Governo Estadual e Municipal – usem de todos os meios disponíveis para convencer todos os fiéis a fazer o mesmo.

Com relação ao atendimento nas secretarias paroquiais sejam divulgados os contatos telefônicos ou de internet para poder responder e encaminhar aqueles serviços de assistência espiritual possíveis, como encomendação de intenções de missa e outros.

A Missa dos Santos Óleos, acontecerá no dia 9 de abril, Quinta-feira Santa, na Catedral, em caráter privado, sendo que os Santos Óleos estarão disponíveis para as Paróquias na Cúria Diocesana, a partir do dia 13 de abril. As demais celebrações da Semana Santa e Páscoa, caso não mude o quadro da situação, também sejam realizadas de forma privada, em favor do Povo de Deus.

Essa situação preocupante nos ajude a viver o espírito de sacrifício próprio da quaresma, mas certos de que isso passará, pois acreditamos no poder de Cristo Ressuscitado. Sempre, depois da tempestade vem a bonança. Não nos deixemos tomar pelo medo, mas sejamos semeadores de esperança.

Rezemos por todas as pessoas que trabalham para combater essa pandemia e supliquemos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso Brasil.

Dom Jaime Pedro Kohl

Bispo da Diocese de Osório”