Notícias da diocese › 28/02/2024

28 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Lágrimas; conheça a devoção

No ano de 1522, em Trevilho, na região da Lombardia, na Itália, uma cidade assolada pela ameaça iminente de um ataque francês encontrou na fé um poderoso escudo. A população, em desespero, uniu-se em fervorosas orações diante da iminente invasão. Porém, o que testemunharam naquele dia mudaria suas vidas para sempre.

Na tarde de 28 de fevereiro de 1522, enquanto a cidade se preparava para o pior, algo extraordinário aconteceu: lágrimas e suor começaram a fluir da imagem da Mãe de Deus na igreja de um convento. Esse fenômeno, que perdurou por sete horas, foi testemunhado por todos, incluindo o Marechal Lautrec, líder das forças francesas.

Diante do milagre das lágrimas de Nossa Senhora, o coração do Marechal se comoveu e ele decidiu retirar a ordem de ataque, proclamando perdão à cidade de Trevilho. Em homenagem à Virgem Maria, ele e seus soldados depositaram suas armas e capacetes aos pés da imagem.

A notícia desse milagre se espalhou rapidamente e, em 1584, o Cardeal Carlos Borromeu iniciou o processo para a aprovação oficial do evento como um milagre divino. O templo dedicado a Nossa Senhora das Lágrimas foi construído e inaugurado em 1619.

Santuário Diocesano em Caraá/RS

A devoção a Nossa Senhora das Lágrimas não se limitou à Itália, alcançando terras distantes, como o Brasil. Em 1886, os primeiros imigrantes bergamascos chegaram ao Rio Grande do Sul, trazendo consigo a devoção à Virgem das Lágrimas. Entre esses imigrantes estava Isidoro Longoni, cuja fé e gratidão por uma graça alcançada levaram à construção da primeira igreja dedicada a Nossa Senhora das Lágrimas em solo brasileiro, na comunidade Alto-Caraá, município de Caraá, Litoral Norte gaúcho.

As famílias se instalaram nas localidades de Alto-Caraá, Linha Padre Vieira, Morro Agudo, Passo Osvaldo Cruz, Alto-Grota, Colônia Fraga e Cará Central. Entre os primeiros imigrantes trevilhenses se encontram: Antônio Petró; Angelina Colombo Petró; e Isidoro Longoni, personagem decisivo na história de Alto-Caraá e, sobretudo, na implantação da devoção de Nossa Senhora das Lágrimas, que é o único caso de repetição no mundo inteiro.

Consta na tradição popular que Isidoro Meregalli (que deixou de ser Longoni), fez uma promessa a Nossa Senhora das Lágrimas pedindo a cura de sua esposa Regina, que era muito doente. A graça foi alcançada, como gesto de gratidão tomou a iniciativa de iniciar a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas e mandou fazer uma imagem de Nossa Senhora, exatamente idêntica à de Trevilho. Coordenou a construção da primeira igreja de madeira, concluída em apenas dois anos, em 1893.

A igreja passou a ser Santuário através de um pedido encaminhado pelo Cônego Edgar Pedro Heck, pároco na época da Paróquia Santo Antônio da Patrulha, ao arcebispo, cardeal Vicente Scherer, que outorgou à igreja o título e o privilégio de “Santuário”, por portaria assinada em 02 de dezembro de 1980. Portanto, o que antes já era “de fato”, tornou-se por este ato também “de direito” e completa nesse ano ano 43 anos de criação.

No final de 2023, novo reconhecimento, no dia 02 de dezembro de 2023, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, por meio de decreto, instala a reitoria do Santuário e determina a presença de um presbítero nomeado reitor para o atendimento pastoral sendo, atualmente, nomeado o Pe. Gibrail Walendorff.

131ª Romaria a Nossa Senhora das Lágrimas

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Lágrimas continua a ser um local de peregrinação e fé para milhares de devotos, que encontram conforto e esperança nas lágrimas da Mãe de Deus.

Devotos e peregrinos, há 130 anos, homenageiam e buscam a Casa da Mãe para expressar gratidão e solicitar a proteção de Nossa Senhora e de seu Divino Filho.

Neste ano, a 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas ocorrerá de 18 a 28 de fevereiro, no Alto-Caraá, município de Caraá, com o tema “Nossa Senhora das Lágrimas, Avançando Juntos no Caminho”, em consonância com o ano jubilar da Diocese de Osório. Saiba mais sobre a programação completa, AQUI.

Orações a Nossa Senhora das Lágrimas

São conhecidas duas orações a Nossa Senhora das Lágrimas. Uma considerada oração litúrgica, utilizada nas celebrações e ritos litúrgicos. E a outra é pela interseção a Nossa Senhora das Lágrimas pela saúde dos enfermos. Conheça abaixo:

As orações à Nossa Senhora das Lágrimas continuam a ser recitada fervorosamente pelos fiéis, que confiam em sua intercessão para alcançar perdão, fé e graças especiais em suas vidas.

Realização: Diocese de Osório e Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas

Apoio: NetComet e Sicredi