Especiais › 24/04/2018

Mensagem do papa Francisco pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais

“A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz” é o tema do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no dia da Solenidade da Ascensão do Senhor, 13 de maio de 2018, domingo.

O tema faz referência às fake news, notícias falsas, divulgadas nos últimos tempos. As notícias falsas são informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões, gerando distorções na instrumentalização dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos.

No contexto em que as empresas de referência das redes sociais e o mundo das instituições e da política iniciaram a combater este fenômeno, também a Igreja quer oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas, diz a notícia do Vaticano.

O texto completo da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais costuma ser divulgado no dia 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Acesse na íntegra a Mensagem do papa Francisco pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais em https://goo.gl/qseZjs

 

Fonte: Paulinas

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.