Notícias da diocese › 28/07/2022

Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório promove formação

Motivados pelo texto 1Tim 4, 12-16, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Osório promoveu uma formação diocesana no último domingo, 24/7, no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos, em Torres. Foram realizadas três formações simultâneas: Curso Fundamental, Curso de Dirigentes e Curso para Mensageiros.

O Grupo Executivo Diocesano (GED), que assumiu no início de 2022, tem como objetivo fortificar o tripé: oração, estudo e ação, porém, por entenderem da necessidade de fortalecerem o estudo, já realizaram este ano uma Assembleia Diocesana com enfoque principal na formação, onde se trabalhou a sinodalidade e, agora, disponibilizou esta formação direcionada ao carisma do movimento e a formação de dirigentes e mensageiros.

Para o curso de mensageiros o GED convidou o cursilhista Darci Berlatto, da Diocese de Passo Fundo. Atualmente, Darci é o vice-coordenador do Grupo Executivo Regional GER Sul3 RS1 e por muitos anos foi o coordenador. Em sua assessoria nesta formação afirmou que todo mensageiro deve focar em seus testemunhos vivenciais, como tudo no MCC. Onde as mensagens devem ser totalmente querigmáticas e verdadeiras.

A cursilhista Rosane Peres, do Setor de Torres, participou do curso para mensageiros e diz que gostou muito, conta que Darci fez uma explanação bem fácil de entender e bem explicada.

“O curso nos deu uma boa ideia e dimensão da essência das mensagens a serem realizados nos retiros, para atingir o carisma, objetivo e a finalidade do MCC. Obrigada pela oportunidade. Tudo estava ótimo”, agradece Rosane.

O cursilhista Gian Pinho Chites, do Setor de Três Cachoeiras, conta que ao participar do Curso Fundamental, assessorado pelos cursilhistas Carmem, Marluce e Fabiano, muitas dúvidas foram tiradas e foi enriquecedor o aprendizado.

“Estive no Curso Fundamental e foi maravilhoso o encontro com nossos irmãos e experiências trocadas com a vivência de cada um. Momentos como este nos tornam cada vez melhores com o nosso principal objetivo: evangelizar”, relata Gian.

A cursilhista Edina Machado Bauer Agostinho, do Setor da Vila São João, conta que as assessoras do Curso de Dirigentes, Cátia e Márcia, foram muitos esclarecedoras em suas explanações e foram muito queridas com os participantes.

“Foi um encontro de muito aprendizado e a cada passo que damos ficamos mais fortes em conhecimento e sabedoria”, se entusiasma Edina.

O coordenador do GED, Fabiano Silveira de Oliveira, afirma que a coordenação do GED está comprometida em promover aos mensageiros momentos de formação continuada.

“O movimento de cursilhos, sempre foi muito fortalecido em duas partes do seu tripé, a ação, onde se atua em diversos ambientes e na oração, principalmente em seus núcleos ambientais ou pequenas comunidades de fé, os chamados grupos de cursilho. Porém, desde que assumimos o GED, temos esta preocupação com a formação, tanto que as Assembleias Diocesanas, a partir de agora, acontecerão anualmente e foi criado o curso de mensageiros, além dos que já existiam”, finaliza o coordenador.

As atividades do Movimento de Cursilhos de Cristandade da Diocese de Osório podem ser acompanhadas pelas redes sociais: Facebook “cursilho de osório” ou pelo Instagram “@cursilhoosorio”.

Texto e Fotos: Colaboração MCC