Notícias da diocese › 12/11/2018

Encontrão Diocesano dos Grupos de Famílias: Somos Casa da Caridade

Em Capivari do Sul – que junto ao município de Palmares do Sul formam a paróquia São José – aconteceu, no último sábado, 9 de novembro, o Encontrão dos Grupos de Famílias, que reuniu cerca de 1500 participantes vindos de todas as regiões da Diocese de Osório. Este Encontrão é um dos eventos mais esperados do ano, pois é aí que se expressa a principal e mais forte Ação Evangelizadora escolhida pela Diocese, em vista do impulso missionário desta igreja local.

Ao longo de todo o dia, muito se repetia que o Encontro deste ano foi muito motivador. Para a liderança da comunidade de Morro Azul – Três Cachoeiras, Jurema Justo, o Encontrão, na simplicidade, mostra o jeito de ser Igreja que pede o Papa Francisco, e avaliou: “O local escolhido foi excelente. A equipe de animação – firme do início ao fim – fez um trabalho maravilhoso. Também as dinâmicas escolhidas para os trabalhos dos pequenos grupos foram muito criativas.”

Para o bispo, dom Jaime, “certamente o Encontrão dos Grupos de Famílias foi um momento de bênção e graça para a nossa Diocese! Significa uma feliz conclusão da dinâmica de trabalho que propõe a Diocese, e, por isso, motivo para seguir na caminhada de casa em casa comunicando a fé.” Desse modo, afirmou o bispo, devemos continuar motivando mais pessoas a se encontrar com Jesus. É pelo encorajamento e pela animação que se expressou no Encontrão que continuaremos com a confiança que brota do espírito do Evangelho.

Com a realização do Encontrão concluiu-se um ciclo que foi pensado para os Grupos de Famílias em 2018, no aprofundamento do documento 100 (Comunidade de Comunidades). Segundo o coordenador diocesano para a Animação Missionária, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, “no próximo ano viveremos um ano especial, portanto, o Encontrão marcará a recordação de toda a história da caminhada dos Grupos de Famílias desde a sua fundação, em 2000”. No próximo ano a Diocese pretende intensificar a Animação Missionária no mês de outubro, conforme a promulgação do papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, com o tema “Batizados e Enviados”, recordando os cem anos da carta apostólica “Maximum Illud”.

Queremos ser Igreja, Casa da Caridade! Queremos entrar em sintonia com o pedido do nosso papa, destacando a identidade e os fundamentos desta Ação Evangelizadora, tendo em vista uma melhor compreensão e atuação em todas as comunidades e paroquias.

Ao final da celebração eucarística, Pe. Rodrigo anunciou a Paróquia São Cristóvão, município do Caraá, como o local que será realizado o Encontrão em 2019.

Acesse o álbum de fotos completo aqui

Colaboração: seminarista Edson Boff, articulador da Pastoral da Comunicação

Fotos: Melissa Maciel, assessora de comunicação da Diocese de Osório