Notícias da diocese › 23/04/2019

Catedral de Osório reúne fiéis e o clero diocesano para a Missa do Crisma

Na última quarta-feira, 17 de abril, às 19h30min, ocorreu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Osório, a Missa do Crisma, momento em que são abençoados os óleos usados nos sacramentos da Crisma, Unção dos enfermos, Batismo, bem como, em ordenações de presbíteros e bispos e em dedicações de altares e igrejas. Daí ser também chamada de “Missa dos Santos Óleos”.

A celebração foi conduzida pelo bispo Dom Jaime Pedro Kohl acompanhado dos presbíteros e diáconos que na Missa também reafirmaram o compromisso sacerdotal. A Celebração contou com a presença de fiéis de diversas paróquias do Litoral Norte e com a participação dos seminaristas do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.

Santos Óleos

Óleo do Crisma: significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos: significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

Veja, abaixo, as imagens da Missa do Crisma pelo registro fotográfico da agente da Pascom de Osório, Sônia Ósio:

Acesse o álbum completo AQUI!

Colaboração: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório