Notícias da diocese › 18/05/2019

Diocese de Osório passa a contar com mais uma paróquia: Bom Pastor – Imbé

O Município de Imbé que até então junto a Tramandaí formavam a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes passará a ser uma paróquia a partir de 19 de maio de 2019. Liturgicamente, o dia do Bom Pastor é o quarto Domingo da Páscoa, que neste ano cai no dia 12, mas devido a outras dificuldades a instalação da Paróquia Bom Pastor vai ser no dia 19. Evidentemente, no próximo ano será no seu dia certo, no Domingo do Bom Pastor.

A criação da nova paróquia, de acordo com o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, responde ao desejo de servir melhor às comunidades e estar mais próximos das pessoas e das famílias, tanto as de Tramandaí como as de Imbé. “Já durante a Visita Pastoral de 2017, fomos amadurecendo a ideia da criação de uma nova paróquia em Imbé, ficando a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes para as comunidades de Tramandaí”, explica dom Jaime Pedro.

Por que “Paróquia Bom Pastor”?

A padroeira da comunidade Mariluz, onde será a sede da paróquia é Nossa Senhora Aparecida e, São José, o padroeiro do município de Imbé. Porém, segundo o bispo, a partir do Concílio Vaticano II, sugerem-se títulos mais relacionados a Cristo ou a Trindade Santa na identificação das paróquias. Segundo porque, assim melhor se expressa a pertença de todas as comunidades à nova paróquia. “A imagem da “rede de comunidades” ou da “comunidade de comunidades” encontra uma melhor realização nesta configuração de Paróquia Bom Pastor”, afirma o bispo.

A escolha do nome “Paróquia Bom Pastor” encontrou consenso pois sugere atitudes de cuidado, atenção às pessoas, dedicação, abertura, serviço, saída ao encontro dos afastados, doação generosa. “Atitudes que devem marcar o ser e o sentir destas comunidades balneárias que recebem pessoas e grupos de todo lugar para descansar e recuperar as forças e o ânimo de viver. ‘Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas. Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem’ (Jo 10,11.14)”, explica dom Jaime Pedro.

Sobre a localização da sede paroquial

Foi consenso na comissão encarregada de dar os primeiros encaminhamentos que a sede da nova paróquia seja junto à comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Mariluz. Territorialmente, é a comunidade mais central; e já tem a melhor estrutura física – igreja e salão maiores e mais equipados; área para construir a secretaria e a casa paroquial; e também, é ponto de convergência dos fiéis, especialmente por ocasião da Romaria de Nossa Senhora de Aparecida, que continuará sendo realizada pelas duas paróquias conjuntamente.

Dom Jaime Pedro, já emitiu o Decreto de Criação da nova paróquia que traz a data de 8 de dezembro de 2018, solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese, determinando que a Paróquia Bom Pastor seja instalada no dia 19 de maio de 2019.

A Diocese de Osório indicou ao final de 2018 o Pe. Celito Manganelli para acompanhar os preparativos da instalação da Paróquia Bom Pastor. O qual tem se dedicado junto com a Comissão os Freis Capuchinhos e comunidades, para efetivá-la. Segundo Pe. Celito, todas as comunidades estão empenhadas para esse momento histórico do município do Imbé. “São moradores, veranistas, autoridades e mesmo o Poder Público está empenhado em aprovar os projetos do Centro de Pastoral. Foram feitas várias reuniões com o Conselho Pastoral Paroquial – CPP e o Conselho para Assuntos Econômicos – CAE para melhor acolher esse importante momento de nossa Igreja”, afirma Pe. Celito.

Uma programação especial foi preparada em vista da instalação desta Paróquia com o intuito de fortalecer a unidade entre as comunidades que forma a nova Paróquia. “Será promovida uma novena itinerante com as nove comunidades existentes já instaladas. Sempre no horário das 19h30min, será celebrada  uma Santa Missa com a participação de representantes de todas as comunidades.

Novena:

1º de maio, quarta-feira, às 19h30min

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

02 de maio, quinta-feira, às 19h30min

Comunidade Nossa Senhora Medianeira

03 de maio sexta-feira, às 19h30min

Comunidade Santa Rita de Cássia

08 de maio, quarta-feira, às 19h30min

Comunidade Santo Antônio de Pádua

09 de maio, quinta-feira, às 19h30min

Comunidade Menino Jesus de Praga

10 de maio, sexta-feira, às 19h30min

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

15 de maio, quarta-feira, às 19h30min

Comunidade Santa Ana

16 de maio, quinta-feira, às 19h30min

Comunidade Santa Teresinha

17 de maio, sexta-feira, às 19h30min

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes.

Missa de instalação, 19 de maio, domingo

Às 9h saída da carreata no Centro de Tramandaí, da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, a Paróquia “mãe”, até a igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Mariluz, para a Missa de instalação da Paróquia Bom Pastor e apresentação e início do mistério do 1º pároco, Pe. Celito Manganelli, às 10h, presidida pelo bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, concelebrada pelos freis, presbíteros e diáconos da Diocese de Osório.

“Congratulamo-nos com as comunidades de Imbé e pedimos a Jesus, o Bom Pastor, que acompanhe com carinho e ternura os irmãos e irmãs desta nova paróquia na sua organização e configuração. Estamos certos que todos irão colaborar na oração e com recursos materiais necessários para sua instalação”, motiva dom Jaime Pedro Kohl, convidando a todos a participar desse significativo momento para a nossa Igreja Diocesana.