Notícias da diocese › 29/01/2019

Coordenação Diocesana da IVC elabora novos roteiros de catequese

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, membros da Coordenação Diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC) estão reunidos em sítio na comunidade da Barra do Ouro, município de Maquiné. De acordo com o Pe. Luciano Motti, um dos referenciais para a IVC na Diocese, trata-se de um encontro que tem acontecido nos últimos anos para um exercício de estudo, reflexão e de produção de textos para os roteiros de Catequese.

“Realizamos esse encontro no verão para a produção de textos para a catequese e também tem sido momentos de belíssimo convívio, confraternização e estreitamento de laços. Procuramos viver o que é próprio do cristianismo: trabalhamos juntos, mas também cultivamos o bem-querer, a amizade, o entrosamento. Um belo momento de um verdadeiro convívio de amizade, relaxamento e de descanso também,” explica Pe. Luciano.

Os roteiros utilizados na Catequese em todas as paróquias da Diocese de Osório estão sendo aprimorados, assim como a equipe está elaborando outros novos, especialmente para os adultos, incluindo também material para o acompanhamento de pais de catequizandos da Eucaristia e Crisma, além de padrinhos de Crisma.

O trabalho que vem sendo realizado pela equipe de Coordenação da IVC é uma resposta à Igreja Católica no Brasil, que a partir do Documento 107 – Iniciação à Vida Cristã, afirma que a resposta aos desafios da evangelização hoje, principalmente na transmissão da fé cristã, depende da renovação da consciência daqueles que atuam nas paróquias, em todas as pastorais, como participantes da ação catequética.

De acordo com o Documento 107, a necessidade desta renovação pastoral se dá por conta da mudança dos interlocutores (as pessoas que procuram os sacramentos). Mudaram os valores, os modelos, as alegrias, as esperanças, as tristezas e alegrias das pessoas de hoje (IVC 51). Nos dias atuais a prática religiosa não é mais uma tradição herdada da família, mas é uma escolha pessoal que é motivada, principalmente, pela atração que a comunidade cristã exerce sobre as pessoas (IVC 7).

“É uma grande preocupação o aprofundamento da fé dos adultos. Por isso estamos aprimorando sempre mais nossos materiais e também vamos preparar algumas coisas para o nosso II Seminário Diocesano da IVC, que acontece no dia 4 de maio, na UNICNEC, em Osório,” conclui Pe. Luciano convidando todos os catequistas da Diocese para participar.

Na terça-feira, 29 de janeiro, o grupo recebeu a visita do bispo da Diocese, dom Jaime Pedro Kohl, que compartilhou da convivência fraterna.

Os textos e roteiros que estão sendo elaborados estarão disponíveis para as catequistas das 22 paróquias da Diocese de Osório a partir de março desse ano.