Notícias da diocese › 15/03/2022

Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos inicia ano letivo de 2022 com cinco seminaristas

A Diocese de Osório no Litoral Norte gaúcho possui uma casa de formação para seminarista na cidade de Viamão, chamada de Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. A comunidade dos seminaristas maiores da Diocese de Osório, neste ano de 2022, iniciou suas atividades com cinco seminaristas em formação. Os membros são (da esquerda para a direita):

– Edson Boff  de Três Cachoeiras, cursando o 3° ano de Teologia;

– Rodrigo Webber de Morrinhos do Sul, cursando o 3° ano de Filosofia;

– Assis Hainzenreder de Dom Pedro de Alcântara, cursando o 1° ano de Teologia;

– Pe. Mário Roberto de M. Martins, é padre Paulino, maranhense, que residirá entre os seminaristas enquanto fizer seus estudos em teologia;

– Reitor do Seminário, Pe. Tiago de Fraga Gomes;

– Sílvio Lima de Capão da Canoa, cursando o 3° ano de Filosofia;

– Giovani Colissi de Maquiné, cursando o 1° ano de Filosofia.

De acordo com o seminarista Edson, a etapa de filosofia é chamada Discipulado, período no qual os jovens são chamados a ter ainda mais ciência do “Vem!” que o próprio Cristo lhes propõe como convite. Na segunda grande etapa, o curso de Teologia, chamada também Configuração, se faz necessário reconhecer com ainda mais propriedade o “Ide!” que Cristo diz a cada discípulo/a! A dinâmica do seguimento, conforme a vontade da Igreja em formar discípulos-missionários, é eficaz e transformadora!

“Neste sentido, aulas de graduação, que devem consistir a parte mais sólida da formação, são ministradas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), local onde o próprio reitor do Seminário, Pe. Tiago, é professor e diretor do Programa de Pós-Graduação em Teologia. De nossa Diocese, também Pe. Luciano Motti ministra aulas na Teologia nesta universidade, aos nossos seminaristas”, explica o seminarista.

Aos finais de semana cada um dos formandos se dirige a um lugar específico da Diocese, para acompanhar os trabalhos pastorais de suas respectivas redes de comunidades em que atuam, acompanhando os párocos de cada paróquia.

O seminarista Edson afirma que do seminário da Diocese de Osório, estão em sintonia e contando com a oração de cada um/a.

“Rezem por nós e pelas vocações do mundo inteiro, sem esquecer que cada um é convidado a seguir Jesus e, em seu nome convidar mais operários à messe! Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, rogai por nós”, pede o seminarista.

Já pensou em ser padre?

Entre em contato com o Serviço de Animação Vocacional pelo e-mail vocacional@diocesedeosorio.org

Acompanhe o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos também no Facebook e Instagram.