I Congresso Diocesano da Pastoral do Dízimo contou com cerca de 150 participantes

No último final de semana, de 5 a 7 de abril, a Diocese de Osório promoveu, por meio da coordenação diocesana da Pastoral do Dízimo, o I Congresso Diocesano dessa Pastoral. Sob o tema “Dízimo, experiência de fé, amor e compromisso”, o evento reuniu cerca de 150 participantes em uma jornada de reflexão e formação.

A coordenadora diocesana da Pastoral do Dízimo, Fabiola Galvan Romitti, destacou que o congresso foi marcado pela intensa formação das equipes paroquiais, abordando questões essenciais como a organização e capacitação das pastorais do dízimo. Destaque para a espiritualidade, que foi um dos pontos mais fortes do encontro, cativando os presentes do início ao fim.

Um outro destaque do evento foi a participação do palestrante André Luiz Moreira dos Santos, renomado assessor da Pastoral do Dízimo de diversas dioceses na Bahia e do Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo (CONADIZ). Com mais de 20 anos de experiência, André compartilhou insights valiosos, fruto de sua atuação em 26 dioceses baianas. Sua presença e conhecimento enriqueceram as discussões, mantendo os participantes engajados até o final do congresso.

Fabíola ressaltou também a importância do evento para a Diocese de Osório, que, apesar de sua juventude – apenas 25 anos desde sua fundação -, deu um passo significativo rumo ao fortalecimento da Pastoral do Dízimo. Ela observou que, embora algumas paróquias ainda estejam engatinhando nesse aspecto, outras mais avançadas pela maturidade em práticas relacionadas ao dízimo.

Importante o reconhecimento da necessidade de integração entre o dízimo e a catequese. A conscientização desde a infância sobre a importância do dízimo foi reconhecida como fundamental, levando à decisão de iniciar um trabalho conjunto entre a Pastoral do Dízimo e a coordenação da catequese. Assim como com a Pastoral da Comunicação, na conscientização acerca do Dízimo. Essa união de esforços entre pastorais e movimentos foi identificada como uma necessidade urgente para fortalecer a comunidade diocesana.

O I Congresso Diocesano da Pastoral do Dízimo não apenas proporcionou aprendizado e reflexão, mas também estabeleceu as bases para uma colaboração mais estreita entre as diferentes pastorais e movimentos dentro da Diocese de Osório. Com a esperança de colher frutos desse encontro, os participantes deixaram o congresso revigorados e motivados a continuar sua missão de fé, amor e compromisso.

Confira fotos do evento: