Romaria da Terra 2018 será em Rio de Dentro – Mampituba

A 41ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, que pela primeira vez será realizada na Diocese de Osório, já tem local definido. A comunidade de Rio de Dentro, interior de Mampituba, sediará a edição a ser realizada em 13 de fevereiro de 2018. A definição do local foi anunciada pelo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, Pe. Rodrigo Schüller, durante a Celebração Eucarística, na Festa da Banana, no último domingo em Rio de Dentro, em Mampituba.

A definição do local aconteceu na manhã da última sexta-feira, 16, quando a Coordenação Geral da Romaria visitou alguns locais em Mampituba sugeridos para sediar o Encontro, que acontece anualmente, sempre na terça-feira de Carnaval e que deverá reunir um público de aproximadamente 10 mil pessoas.

Dentre os diversos critérios levados em conta para a definição do local para sediar a Romaria estão o acesso até o local, o trajeto para a caminhada, a infraestrutura e o histórico da comunidade com os movimentos sociais ligados à agricultura familiar, bem como o fato de a comunidade realizar desde 1980 a Festa da Banana.

O tema e o lema da próxima Romaria da Terra serão divulgados a partir da Reunião Ampliada que acontecerá dia 24 de julho, em Três Cachoeiras, que contará com representantes das paróquias da diocese de Osório.

Por Luciano Réus – Pastoral da Comunicação – Paróquia Senhor Bom Jesus

Foto: Comunidade Rio de Dentro, durante a Festa da Banana 2017, local que será sediada a Romaria da Terra em 2018