Bispo da Diocese de Osório participa da 60º Assembleia Geral da CNBB

Inicia hoje a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a participação do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl. O encontro, que acontece em Aparecida se estenderá até o dia 28 de abril e tem como missão eleger o grupo de bispos para compor a próxima Presidência da instituição para os próximos quatro anos.

Durante a Assembleia ocorrerá também a eleição para a próxima Presidência do Regional Sul 3, bem como para os Bispos Referenciais das 12 Comissões da CNBB, além de dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023. Do Rio Grande do Sul, o grupo que participa desta edição da Conferência é composto por 31 pessoas.

A Assembleia reunirá os 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos do Brasil e este ano terá como temática principal a avaliação global da caminhada da CNBB no último quadriênio. Na programação constam 22 temas prioritários e diversos outros que serão objetos de reflexão e encaminhamentos pelos cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores nas sessões da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

A convivência fraterna e a importância dos temas propostos pela assembleia também são destaques do encontro para dom Aloísio Dilli, Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul. Ele acredita que a Assembleia Geral Ordinária será, mais uma vez, forte expressão da unidade e da comunhão eclesial da CNBB. “Mesmo com limites humanos, será manifestação do Espírito do Senhor e seu santo modo de operar, em meio ao seu peregrinar, através do tempo. Rezemos nesta intenção e acompanhemos pelos meios de comunicação esta caminhada”, motiva dom Aloísio.

Quem também partilha as expectativas para a 60ª Assembleia é dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese do Rio Grande e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB: “A 60ª Assembleia dos Bispos acontece em tempos de sinodalidade, na alegria do encontro, na esperança de fortalecer as Diretrizes Gerais e em clima de muita oração para a eleição que irá renovar a presidência e as comissões episcopais”, aponta dom Ricardo.

A comitiva gaúcha parte, em sua maioria, de Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 18 de abril. Nos próximos dias, você pode acompanhar nas redes da CNBB Sul 3 a cobertura da 60ª Assembleia Geral e, de modo especial, na segunda semana do encontro, os resultados das eleições previstas.

Saiba mais sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB no hotsite.

Fonte: Regional Sul 3