Notícias da diocese › 29/01/2024

Restauração do acervo documental da Diocese de Osório é iniciada por equipe especializada

Durante a semana de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, as restauradoras Denise Zanini e Gessonia Carrasco deram início aos trabalhos de restauração do acervo documental da Diocese de Osório, nas instalações da Cúria Diocesana. As atividades incluem a conferência do inventário e a triagem do estado de conservação dos documentos, preparando-os para o devido transporte até Curitiba/PR, onde será realizado em um atelier especializado.

A complexa tarefa de restaurar o acervo, que abrange livros e documentos históricos, está estimada para durar aproximadamente dois anos. Esse prazo inclui não apenas a restauração física, mas também a digitalização dos documentos, visando disponibilizá-los para pesquisas futuras por meio de um site.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o acervo, cujo primeiro livro é datado em 1773, possui 758 volumes manuscritos com os registros de nascimentos, casamentos, óbitos e livros de pessoas escravizadas da região do Litoral Norte gaúcho. “É o único registro oficial, por mais de um século, da vida civil da região, constituindo-se, assim, em patrimônio histórico valiosíssimo, repositório da formação histórica da região”, destaca o bispo.

Na sexta-feira, 2/02, 16h, a Diocese de Osório realizará a cerimônia de lançamento do projeto de restauração do seu acervo documental, um dos principais acervos de documentos históricos do Rio Grande do Sul. O projeto, aprovado na íntegra na Lei de Incentivo à Cultura do Estado-Sistema Pró-Cultura/RS, tem cronograma de dois anos até sua conclusão.

 

Pesquisa suspensas

Durante esse período, as pesquisas solicitadas para propósitos como pesquisa genealógica e cidadania estarão suspensas. Isso se deve ao fato de que, durante o processo de restauração, todos os documentos estarão em Curitiba, e não na Cúria Diocesana de Osório.
Segundo Lohana Motta, secretária da Cúria, os interessados em consultas ao acervo devem enviar suas solicitações pelo e-mail mitra@diocesedeosorio.org, afim de obter informações sob como entrar para uma lista de espera para posterior pesquisa. Após os dois anos, por ordem de solicitação, serão informados sobre o acesso, possibilitando a pesquisa à distância.

Para mais informações, contate o (51) 3601-1443 ou (51) 98410-2649.

 

Conheça mais sobre o projeto, AQUI!

 

https://www.facebook.com/acervodioceseosorio

https://www.instagram.com/acervodioceseosorio/

 

 


📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://chat.whatsapp.com/FcZRJOYR8ue1WC3HwvMFeo . Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.