Notícias da diocese › 03/01/2024

Diocese de Osório lança o projeto de Restauração de seu Acervo Documental e oferece oficina gratuita

No próximo dia 2 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 16h, a Diocese de Osório realizará a cerimônia de lançamento de um projeto grandioso: um dos principais acervos de documentos históricos do Rio Grande do Sul, o Patrimônio Documental da Mitra Diocesana de Osório será integralmente restaurado e disponibilizado digitalmente. O projeto, aprovado na íntegra na Lei de Incentivo à Cultura do Estado-Sistema Pró-Cultura/RS, tem cronograma de dois anos até sua conclusão.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, o acervo, cujo primeiro livro é datado em 1773, possui 758 volumes manuscritos com os registros de nascimentos, casamentos, óbitos e livros de pessoas escravizadas da região do Litoral Norte gaúcho. “É o único registro oficial, por mais de um século, da vida civil da região, constituindo-se, assim, em patrimônio histórico valiosíssimo, repositório da formação histórica da região”, destaca o bispo.

Como parte do projeto de restauração do Acervo, está programada a realização de duas oficinas gratuitas para a área de conservação e restauro de documentos. A primeira delas intitulada “Introdução à Conservação de Acervos – Compreendendo os Materiais do Patrimônio Cultural e seu Contexto”, ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro, quarta e quinta-feira, antecedendo a cerimônia de lançamento.

O projeto permitirá a restauração integral dos documentos, a digitalização e criação do banco de dados de todo o acervo e a disponibilização online dos documentos em um site que estará acessível a pesquisadores e interessados, em geral.

Sobre a Oficina Gratuita

Com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos na preservação de acervos documentais, especialmente das dioceses, paróquias da região e municípios do Litoral Norte, a oficina oferece vagas limitadas e gratuitas. A primeira parte do curso abordará temas cruciais para a conservação patrimonial, como objetos culturais, fatores de degradação, conservação preventiva e técnicas de manuseio e higienização. A segunda parte do curso será divulgada posteriormente, conforme o cronograma executivo de restauração dos documentos.

A oficina será ministrada na Cúria Diocesana, situada na Rua Santos Dumont, 2355, bairro Albatroz, em Osório, por especialistas renomadas, que coordenam tecnicamente o restauro dos documentos: Denise Zanini, especialista em Conservação de Obras sobre Papel, e Gessonia Leite de Andrade Carrasco, com expertise em Artes Plásticas e Conservação de Obras sobre Papel.

Este projeto não apenas resgatará a rica história do Rio Grande do Sul, mas também fornecerá ferramentas essenciais para a preservação de patrimônios culturais da região e do Estado.

Os interessados podem se inscrever através do formulário eletrônico: https://forms.gle/iyyLVi11wM3SBHjx8.

 

Para mais informações, contate (51) 3601-1443 e (51) 98410-2649 ou pelo e-mail mitra@diocesedeosorio.org.

O projeto é uma realização da Diocese de Osório através do financiamento do Sistema Pró-Cultura, LIC/RS, com elaboração e gestão da Lahtu Sensu Administração Cultural e patrocínio das empresas Frigorífico Borrússia, Madesa, Água Mineral Santo Anjo, Supermercados Dalpiaz, Expresso São José, Freepet, Frigodal e Supermercado Ofertão.

 

 
 
 

ACOMPANHE O PROJETO:

https://www.facebook.com/acervodioceseosorio

https://www.instagram.com/acervodioceseosorio/

 

 

 
📳 Receba as notícias da Diocese de Osório no seu WhatsApp, clicando no link: https://chat.whatsapp.com/FcZRJOYR8ue1WC3HwvMFeo . Aproveite e compartilhe essas notícias com seus amigos, familiares e comunidade de fé.