Notícias da diocese › 19/10/2019

Diocese de Osório promove Escola de fé, bem comum e cidadania em Osório

Neste sábado, 19 de outubro, inicia em Osório a Escola de fé, bem comum e cidadania, parceria entre a Diocese de Osório e o Centro Universitário Cenecista – UNICNEC.

A iniciativa tem por objetivos incentivar e capacitar lideranças cristãs para a participação cidadã, aprofundar os temas do Ensino Social da Igreja, superar o preconceito dualista entre fé e vida, fé e política, estimular a participação nas instâncias civis (conselhos paritários, associações, sindicatos, conferências municipais, entre outros) e políticas, inclusive no pleito de cargos políticos.

Além de buscar capacitar as lideranças e agentes da evangelização da Diocese para a atuação nas comunidades eclesiais e promover o diálogo ecumênico na promoção do bem comum.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, há mais tempo a coordenação diocesana das das pastorais sociais vinha pensando um curso de formação para os agentes das pastorais sociais, visando oferecer conhecimento necessário para uma atuação com conhecimento de causa nos espaços que a Constituição Federal de 88 oportuniza à sociedade civil organizada.

“Essa ação está prevista no nosso Segundo Plano Diocesano de Pastoral (2019-2023) e, agora, estamos na condição de realizá-la de modo excelente como Curso de Extensão em parceria com a UNICNEC”, afirma o bispo, concluindo que não podia ter forma melhor essa parceria institucional.

Nessa primeira edição foram ofertadas 60 vagas para as 23 paróquias da Diocese, as quais foram preenchidas por completo. Está previsto um encontro por mês, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min, até setembro de 2020, voltado para as lideranças sociais e políticas do Litoral Norte gaúcho que se identificam com o cristianismo, pessoas que exercem cargos eletivos e possíveis candidatos, lideranças eclesiais com sensibilidade e envolvimentos social e lideranças de associações, sindicatos e movimentos sociais.

Dom Jaime acredita e se sente esperançoso e confiante pela oportunidade que se apresenta como formação para as lideranças das paróquias e movimentos sociais a que a Escola se destina.

“Vai ser de grande valia para as pessoas que optaram por participar como também pelas instâncias que representam. O próprio perfil e princípios inspiradores desta instituição deixa a crer que será o primeiro de muitos outros que virão a acontecer. O fato de começar com todas as vagas preenchidas é um indicativo da importância da proposta. Estamos otimistas”, confiante dom Jaime já projeta novas edições no futuro.

O conteúdo programático desta primeira edição consiste nos seguintes temas:

– Ensino Social da Igreja e Conjuntura Eclesial; Sagrada Escritura: projetos de sociedade na experiência do Povo de Deus; A integração da política na mística cristã, um eixo do Reino de Deus; Bioética: ecologia e sustentabilidade; O Estado e a Constituição de 1988; Participação popular: conselhos, partidos, conferências, movimentos sociais e sindicatos; Sistema Republicano: representação e participação política; Transformações no mundo do trabalho; Litoral Norte: Desafios e potenciais e O Evangelho de Jesus e a Civilização do Amor.

Os participantes receberão certificado de extensão universitária com a carga horária de 100hs. Se faz necessário contar com a presença em 80% das etapas e apresentação de trabalho de conclusão.