Notícias da diocese › 21/08/2023

Comissão Diocesana de Liturgia convida fiéis para dia de estudo em preparação à III edição do Missal Romano

A Diocese de Osório, por meio da Comissão Diocesana de Liturgia, está convocando os fiéis da Área Pastoral de Osório, composta pelas paróquias Nossa Senhora da Conceição (Osório), Nossa Senhora de Caravaggio (Osório), Nossa Senhora da Saúde (Cidreira), Santo Antônio de Pádua (Balneário Pinhal) e São José (Palmares do Sul e Capivari do Sul), para um dia de estudo crucial em preparação para a recepção da III edição do Missal Romano.

O evento, destinado a todos os fiéis e, especialmente, aos agentes de pastoral litúrgica, tais como leitores, salmitas, ministros extraordinários da comunhão, acólitos, mestres de cerimônias, cantores e músicos, está marcado para o dia 26 de agosto de 2023, sem custo de inscrição. A atividade acontecerá no salão paroquial da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizado na Avenida General Daltro Filho, 90 – Bairro Porto Lacustre, Osório.

Com o tema “Preparando a recepção da 3ª edição do Missal Romano”, o dia de estudo promete ser uma imersão teórica e prática na abordagem do Missal Romano e sua aplicação nas comunidades. A III edição do Missal Romano se tornará obrigatória no Brasil, a partir do primeiro domingo do Advento deste ano.

O evento, que ocorrerá das 8h30min às 16h30min, abordará os aspectos fundamentais do Missal Romano, visando a capacitar os fiéis para uma compreensão aprofundada e uma implementação eficaz em suas respectivas comunidades. Além disso, haverá a venda da Instrução Geral do Missal Romano, possibilitando um acesso ainda mais abrangente a esse importante recurso litúrgico.

Para garantir o conforto dos participantes, um almoço será oferecido no local, com contribuições espontâneas. A confirmação da presença é necessária por meio das secretarias paroquiais da Área, a fim de facilitar o planejamento das refeições e da infraestrutura. Haverá venda da Instrução Geral do Missal Romano.

A Comissão Diocesana de Liturgia também anunciou que eventos similares serão realizados em outras Áreas Pastorais da Diocese, conforme o seguinte calendário:

– 30 de setembro: Área de Três Cachoeiras

– 28 de outubro: Área de Capão da Canoa e Área de Torres

– 02 de dezembro: Área de Santo Antônio e Área de Terra de Areia

Esse dia de estudo promete ser uma oportunidade valiosa para todos os fiéis se prepararem para a introdução da nova edição do Missal Romano e enriquecerem sua compreensão das práticas litúrgicas da Igreja.