Notícias da diocese › 22/08/2017

A Visita Pastoral na Paroquia Nossa Senhora do Caravaggio

O bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl esteve dando continuidade à Visita Pastoral nos dias 15 a 20 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Osório, a qual tem por pároco o Pe. Anntônio Dall’Ó.

Confira abaixo as principais destaques e impressões de dom Jaime sobre a Visita:

Uma vez mais longe e outra mais perto a visita pastoral prossegue. A Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, que compreende mais ou menos metade da população do município de Osório, criada em 04 de março de 2001 e conta hoje com 10 comunidades e uma população aproximada de 20 mil habitantes foi a recentemente visitada.

Na tarde do dia 15, celebração eucarística no Hospital São Vicente de Paula, visita a alguns doentes e encontro com a direção da Instituição. No dia 16, pela tarde, visita à atividade da Pastoral da Criança com seu belo trabalho de acompanhar o desenvolvimento das crianças e participar da celebração da vida.

O terceiro dia, celebração da Santa Missa da saúde na sede da Paróquia e depois visita de averiguação da situação das estruturas do Caconde e Palmital. No final da tarde, encontro com os Conselhos e lideranças das comunidades onde conversamos sobre o Plano de Pastoral Paroquial.

Na sexta-feira, dediquei um tempo para visitar, com a Pastoral da Criança, a aldeia indígena Sol Nascente. Foi significativo perceber a realidade e os desafios dos povos indígenas mesmo que em pequeno grupo.

No sábado, visitei e almocei com o grupo de catequistas do Batismo, na comunidade Varsea do Padre.  Pela tarde, visita e celebração eucarística na comunidade Nossa Senhora da Medianeira, às 16h. E, às 18h, celebração da Santa Missa com os jovens da Juventude Missionária.

Minha visita se concluiu com a presidência da Santa Missa na comunidade do Caravaggio, sede da Paróquia.

Minha impressão sobre a caminhada desta Paróquia é boa, mas um tanto lenta no tomar decisões e dar encaminhamentos. Já tem sua identidade própria, conta com boas lideranças, existe disposição de entre ajuda das comunidades que a compõe.

Tem um bom potencial e, como disse na missa de encerramento, precisa ousar mais. Isso com relação aos grupos de famílias, nas pastorais sociais, quer da criança como da pessoa idosa e na assistência. Tem muitas crianças e famílias que merecem a nossa atenção e cuidado que se não vamos a elas dificilmente chegam até nós.

Quanto a Pastoral do Dízimo, embora tenha melhorado, está muito a quem daquilo que poderia ser. Sugiro que cada comunidade constitua uma equipe para dinamizar essa pastoral.

A catequese de crianças e adolescentes está bem encaminhada, seguindo a nova metodologia. Quanto a preparação para o Batismo e Matrimônio vejo positivo o esforço de caminhar junto com a paróquia da Catedral.

Sugiro que a formação dos grupos de JM seja intensificada e acompanhada de perto, que procurem fazer jus ao nome que levam e o que a comunidade espera deles. A disponibilidade a participar dos encontros semanais e estar prontos a servir quando a comunidade precisa é imprecendível se querem crescer e fazer a diferença.

Que Nossa Senhora do Caravaggio interceda junto do seu Filho Jesus muitas graças e benção sobre o povo de Deus que está nesta paróquia.”

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio