A Voz do Bispo › 16/02/2024

Quaresma e Campanha da Fraternidade

Com a celebração da Quarta-feira de Cinzas (14), iniciamos a Quaresma, tempo que nos prepara para a Celebração da Páscoa da Ressurreição, um tempo de conversão, a abrir-nos a Deus e aos irmãos. Os meios sugeridos pela tradição são: oração, jejum e esmola (partilha).

Nesse tempo quaresmal, a Igreja Católica no Brasil, há sessenta anos, propõe a Campanha da Fraternidade, como forma organizada de solidariedade, sinal de verdadeira conversão. A participação na coleta, depois de uma conscientização sobre o tema proposto, é o gesto concreto de quem entendeu que a transformação se dá pela partilha consciente, que tudo está interligado e todos dependemos uns dos outros.

Para atingir o objetivo, todos os anos a CNBB, com sua equipe responsável pela organização da Campanha, elege um tema específico e produz um texto base para que a iniciativa resulte numa conscientização efetiva e mudança de mentalidade, capaz de buscar o bem de toda a população.

Contemplando a vida doada de Jesus, até a morte e morte de cruz, com o único objetivo de redimir e justificar a humanidade, sentimo-nos chamados a unir forças na busca de soluções concretas para determinados problemas que afligem o país. Para este ano, o tema proposto é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Sem medo, participemos desta Campanha, sem ceder às tentações diabólicas – como foram as de Jesus – que tentam descaracterizar essa bela ação evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, acreditando que o resultado depende da participação de todos em clima sinodal.

Importante que assumamos juntos e persigamos o Objetivo da Campanha: “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.

O lema tirado de Mt 23, 8, “Vós sois todos irmãos” deve ser o horizonte colocado à nossa frente, como ideal a nos atrair e impulsionar para chegarmos a concretizar o sonho de Deus: a fraternidade universal.