Notícias da diocese › 08/05/2023

“Cuidado, Vocação e Sinodalidade” foram abordados no Retiro para assessores de grupos de jovens

Assessores/as adultos/as dos grupos de jovens de várias paróquias da Diocese de Osório participaram no final de semana, 06 e 07 de maio, do retiro Cuidando dos Cuidadores 2023, organizado pelo Setor Juventude da Diocese, na Casa de Retiro dos Freis Capuchinhos no Balneário Rosa do Mar/SC, em Passo de Torres.

Estiveram presentes 16 tios/tias como são chamados carinhosamente os assessores adultos de grupos pelos jovens. A programação contou com muitos momentos de formação e cuidado com esses que são base dentro dos grupos de jovens.

De acordo com a coordenação do Setor Juventude, no Retiro é proporcionado um espaço de escuta, acolhida, formação, capacitação e oração, para que possam melhor exercer sua missão própria junto às juventudes. Os estudos foram embasados no lema do 3º Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho”, que é vivenciado atualmente no Brasil.

Durante o encontro estiveram presentes contribuindo com as partilhas o coordenador diocesano de Pastoral e referencial para a Liturgia na Diocese, Pe. Marlon Lopes, falando sobre o ser batizado e enviado; o reitor do Seminário da Diocese, Seminário Rainha dos Apóstolos, e professor na PUCRS, Pe. Tiago Gomes, falando sobre missão, sinodalidade e os desafios de evangelizar nos dias de hoje; as leigas da Paróquia São José de Três Cachoeiras, Jaqueline Oliveira e Júlia Toffoli, falando sobre as responsabilidades com os dons que Deus dá a cada um, assim como, aos jovens da atualidade; e o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, conversando com os participantes sobre o tema do Ano Vocacional, “Vocação: Graça e Missão”.

A espiritualidade e assessoramento do encontro ficou por conta do assessor eclesiástico do Setor Juventude da Diocese de Osório, Pe. Edivan Machado de Oliveira. Para o Pe. Edivan, o assessor/a é figura espiritual de quem acompanha, aconselha e ajuda a iluminar caminhos. Diante da imagem que sustentam e da missão que possuem junto aos grupos de jovens, eles também carecem de encontrar ombro amigo, ouvido misericordioso, e, presença afetiva.

“Acredito que o retiro ‘cuidando dos cuidadores’ conseguiu proporcionar aos assessores um espaço de acolhida, formação, capacitação e oração, para que possam melhor continuar exercendo sua missão junto às juventudes”, reforça Pe. Edivan.

Participando do evento estava ainda a articuladora do Setor Juventude, Lohana Motta, membro da coordenação diocesana, e avaliou muito positivamente a realização do Retiro nos últimos anos, fortalecendo o papel do Setor em acompanhar e dar sustento à evangelização das juventudes.

“Nossa gratidão e prece pela vida, missão e vocação de cada um! Ser Setor Juventude é desafiador. Encontrar pessoas no caminho, com sorriso, disposição e com propósito torna tudo mais fácil! Os assessores são base, de ponta a ponta, apoio e suporte dentro dos grupos e, o Cuidando dos Cuidadores vem para cuidar de modo sinodal, daqueles que cuidam da juventude na Diocese de Osório”, afirma Lohana.

No domingo pela manhã, o dom Jaime Pedro celebrou a Santa Missa no local encontro, partilhando o pão e instigando à valorização da instituição da eucaristia.

O Setor Juventude, além da atuação dos/as assessores /as adultos/as, também conta com assessores/as jovens, que participam de outras formações voltadas para o perfil.

Colaboração: Comunicação do Setor Juventude