Notícias da diocese › 07/02/2024

Orientações para a 131ª Romaria ao Santuário Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá

A 131ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas ocorrerá de 18 a 28 de fevereiro, no Alto-Caraá, município de Caraá. Com o tema “Nossa Senhora das Lágrimas, Avançando Juntos no Caminho”, a romaria se alinha com o ano jubilar da Diocese de Osório.

Para assegurar uma organização eficiente da estadia dos romeiros/as no Santuário, algumas orientações tornam-se pertinentes. O reitor do Santuário Diocesano, Pe. Gibrail Walendorff, ressaltou que o Santuário é um centro de espiritualidade mariana, destinado à oração, ao silêncio e aos encontros dos fiéis. Nesse sentido, desde o dia 02 de dezembro de 2023, apenas atividades vinculadas à programação religiosa do Santuário são permitidas.

Com a decisão, os devotos de Nossa Senhora das Lágrimas passaram a contar a disposição de horários regulares de missas, realizadas semanalmente: quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h30min; aos sábados, às 17h; e aos domingos, às 10h e às 15h. Além disso, o reitor está disponível para atendimento na reitoria do Santuário Diocesano de quarta a sábado, das 9h às 11h30min e das 14h às 18h.

131ª Romaria

A programação religiosa, com horários de missas e confissões, já foi divulgada e está disponível para consulta AQUI.

É importante observar que as missas dos dias 24 e 25 de fevereiro serão celebradas no Altar Monumento. Recomenda-se que os romeiros levem cadeiras para maior conforto sob as tendas que serão instaladas. As confissões ocorrerão em duas Capelas da Reconciliação localizadas ao fundo da igreja do Santuário, à direita.

O complexo do Santuário oferece também um serviço de compra de artigos religiosos, disponível em uma loja física que funcionará durante o período da romaria, de 18 a 28 de fevereiro.

As formas de pagamento aceitas em todos os caixas, loja e comercialização de alimentos e bebidas, serão cartão de débito e crédito, PIX, QRCode e dinheiro em espécie.

Orienta-se que os romeiros que percorrerão distâncias até o Santuário de forma não motorizada, se atentem para cuidados de saúde, usando roupas e calçados confortáveis, levando água, protetor solar, repelente, boné/chapéu.

Alimentação

Para atender melhor os romeiros que permanecerão no Santuário nos dias de maior movimento, haverá uma praça de alimentação no salão. Nos dias 23, 24 e 28 de fevereiro, serão servidos galeto, salsichão, cuca e pão. No domingo, dia 25, ao meio-dia, será servido churrasco, cuca e pão.

No domingo, dia 25, está previsto o tradicional leilão das doações oferecidas à Romaria, às 14h.

Outras orientações importantes

– Não será permitido acampamento por mais de um dia nem a realização de churrascos ao ar livre no Santuário.

– A venda de qualquer produto dentro do Santuário é estritamente proibida.

– Todos os frequentadores estão sujeitos à fiscalização dos seguranças, da prefeitura e da Brigada Militar.

Transporte para o Santuário

O Santuário não disponibiliza serviço de transporte, mas colabora divulgando serviços oferecidos por empresas da região.

Osório – Caraá

Até o momento, a informação é de que da cidade e Osório haverá lotação nos dias 24 e 25 de fevereiro, com saída da rodoviária velha. Também a Paróquia Nossa Senhora da Conceição fará uma excursão no dia 28/02, Dia de Nossa Senhora das Lágrimas, com saída da rodoviária velha, às 14h, ao custo de R$ 15,00. Mais informações na secretaria paroquial no (51) 3663-1997.

Santo Antônio da Patrulha – Caraá

De Santo Antônio da Patrulha até Caraá, nos dias 23, 24, 25 e 28 de fevereiro, haverá fretamento para a Romaria, com horários a combinar pelo telefone (51) 986879251.

Confira no álbum, momentos significativos vivenciados em Romarias anteriores:

Fotos: Diego Pedrotti/Ascom Diocese de Osório

Realização: Diocese de Osório e Santuário Diocesano Nossa Senhora das Lágrimas