Jornada Bíblica reúne lideranças pastorais em Terra de Areia

Com o tema “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9), no sábado, 03 de setembro, diversas lideranças das paróquias da Diocese de Osório reuniram-se na Paróquia São Pedro em Terra de Areia para a Jornada Bíblica. A Igreja no Brasil escolheu dedicar o mês de setembro como mês da Bíblia. Na Sagrada Escritura é onde entende-se o que Deus quer nos ensinar, fundamentos para reavivar a fé e a vivência cristã.

A Jornada Bíblica foi coordenada pela coordenadora do Serviço de Animação Bíblico-Catequética, a irmã Iolanda Goll, que afirmou que “a expectativa para a Jornada Bíblica Diocesana era muito grande”, principalmente porque é de suma importância aprofundar os ensinamentos da Palavra de Deus, palavra que é Vida.

“Bíblia é Catequese, é ensinamento, é vivência de fé. A adesão de catequistas, dos que compõem os movimentos e pastorais de nossas paróquias, demonstra que estamos na busca para saciar a sede de Deus que nos é presente na Sagrada Escritura. Busca-se não só entender, mas criar novas convicções de Fé fortalecendo assim a vivência cristã”, afirma Ir. Iolanda.

A Jornada Bíblica teve por base o Livro de Josué, com o Povo de Deus conquistando a TERRA prometida. Conduzida pelo Padre Luciano Motti, pároco da Paróquia São José de Três Cachoeiras, o estudo sobre o Livro traz a reflexão sobre a Terra que deveria ser lugar de vida para todas as pessoas. O Papa Francisco pede aos Cristão do mundo protagonismo na busca pelos 3 T’s: “TERRA, TRABALHO E TETO”.

De acordo com Padre Luciano “a fé e a religião têm um papel muito importante na formação da consciência e na manutenção do ânimo, do entusiasmo, da coragem das pessoas das Comunidades na realização dos seus projetos. Então olhar para Josué nos recorda que contamos com Deus para caminhar para uma Terra onde a justiça aconteça, onde a fraternidade seja real, onde o respeito e a paz sejam verdadeiros e autênticos. Por isso faz todo sentido olhar para a Bíblia, estudar Josué, crescendo e aumentando a fé.”.

Momentos como este organizados pela Diocese de Osório oportunizam a formação aprazível sobre a Palavra de Deus, por vezes pouco vivenciada nas Comunidades.

O participante Jonas Rolim conta que “é fundamental ouvir a explicação da Bíblia para entendê-la. E que é preciso ter coragem, ser forte e ter Deus conosco, tendo fidelidade a Deus, nos pensamentos e comportamentos”.

 

 

Colaboração: Pascom São José – Três Cachoeiras / agente da Pascom Tiago Borges