Notícias da diocese › 21/11/2023

Evento celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas neste sábado, 25/11, em Osório

No próximo sábado, 25 de novembro, a partir das 15h, a Diocese de Osório reserva um momento especial para celebrar a identidade e a missão dos leigos e das leigas na Igreja. Marcando a Festa de Cristo Rei como o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, por meio de uma roda de conversa e convívio, a Diocese busca fortalecer a compreensão e a importância desses membros fundamentais da comunidade religiosa.

De acordo com o assessor eclesiástico para o Conselho de Leigos da Diocese, Pe. Luciano Motti, a Igreja, composta pelos batizados que abraçam o desafio de seguir os passos de Jesus na vida comunitária, reconhece nas leigas e nos leigos sua própria essência. Contudo, há um esforço constante para aprimorar a compreensão de sua identidade e missão. Essa missão se desdobra tanto dentro das comunidades, na ação evangelizadora, quanto no mundo, através do engajamento nos diversos setores da sociedade.

O evento

Pela primeira vez, a Diocese de Osório está dedicando um momento especial durante a Festa de Cristo Rei para celebrar o Dia do Leigo e da Leiga. O Conselho Diocesano de Leigos está organizando uma celebração marcada por reflexões profundas e momentos de convivência fraterna, a ser realizada na tarde do sábado, 25 de novembro, na Sala Papa Francisco, com entrada pelo portão do salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no centro de Osório. O encontro terá encerramento com a missa, às 18h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Este evento é aberto a todas as pessoas da Diocese que se sintam motivadas a refletir sobre sua própria identidade como leigos e leigas, e sobre sua presença significativa tanto na Igreja quanto no mundo. É uma oportunidade para fortalecer laços, compreender a importância desse papel e fortalecer a comunidade de fé.

“Será um encontro enriquecedor e inspirador, onde a reflexão sobre a identidade e a missão dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade será o centro das atenções, promovendo um diálogo essencial sobre o papel vital desses membros dentro da comunidade religiosa e no mundo em geral”, afirma Pe. Luciano.