Artigos › 23/09/2020

Eleições 2020: orientações dos bispos da Igreja Católica no Brasil

Em sua tarefa de pastorear o povo de Deus, os bispos sempre buscam orientar os fiéis sobre as realidades da vida. Os processos políticos também fazem parte do conjunto de realidades tocadas pelos ensinamentos à luz do Evangelho.

No contexto das Eleições Municipais deste ano, a Igreja Católica no Brasil tem oferecido sua contribuição para que a prática da política busque sempre a justiça e o bem comum. O posicionamento dos bispos, recordando orientação do papa Francisco, é de que os cidadãos católicos não devem ficar alheios à vida política, mas participar da promoção do bem comum.

Não se trata de apoio a partidos ou de recomendação do voto para determinados candidatos, o que é vetado pela lei eleitoral brasileira e pela própria lei da Igreja. Trata-se de orientações básicas sobre a organização política do Brasil, os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja a respeito da participação na vida política, os direitos e deveres de cidadãos e governantes e esclarecimentos sobre questões relativas às eleições municipais deste ano.

Uma cartilha está disponibilizada para os cidadãos, católicos ou não, para orientação e melhor preparo para o pleito desse ano.

Acesse a “Cartilha de Orientação Política 2020” – CNBB

AQUI, as orientações do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, para as Eleições 2020.