Notícias da diocese › 29/09/2019

Em família celebramos a vida com alegria e esperança

A Igreja no Brasil celebra, a cada ano, na primeira semana de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro. A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). As celebrações da Semana Nacional da Vida ocorrem de 1º a 07 de outubro e terminam com as celebrações do Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro. A Semana Nacional da Vida é uma ação que busca conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde a concepção, nascimento até seu fim natural.

A Diocese de Osório estará em sintonia com a proposta da CNBB para a celebração da Semana Nacional da Vida. O bispo diocesano dom Jaime Pedro Kohl incentiva a todos/as para rezar a Oração da Vida enviada às paróquias e comunidades, além disso duas outras ações serão realizadas em todo o Brasil, marcando a celebração da vida.

Sinal da Alegria

No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, façamos ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12, 15 e 18 horas acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ (Verso deste fôlder), simbolizando assim a alegria em celebrar e valorizar a vida.

Sinal da Esperança

No dia 08 de outubro, dia do nascituro, em um gesto de propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, possamos acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’ (Verso deste fôlder). Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras, unindo-se às demais pastorais, movimentos e serviços presentes na comunidade.