Diocese de Osório tem quatro novos seminaristas no Propedêutico em Gravataí

No último domingo (3), o Seminário São José, localizado em Gravataí, deu início às suas atividades do Propedêutico, marcando um importante momento na formação de jovens que buscam seguir o chamado vocacional para o presbitério.
O encontro das famílias dos propedeutas foi o ponto de partida para esse novo ciclo de formação. Nesse evento, estiveram presentes familiares dos quatro jovens representantes da Diocese de Osório, que ingressam neste ano no Seminário: Igor Hendler, de Três Cachoeiras; José Henrique Cézar da Silva, de Osório; Jonas Dias, de Maquiné; e João Batista dos Santos Wasum, de Imbé. Participando como convidado, o pároco da Paróquia Santo André Avelino, Pe. Ricardo Justin Jacob, acompanhando seminaristas da cidade de Maquiné.

O que é Propedêutico?

O Propedêutico é o período introdutório na formação dos seminaristas no qual se preparam espiritual e intelectualmente rumo ao presbitério. No Propedêutico é realizada a introdução e preparação dos jovens aos estudos do que é liturgia, filosofia e teologia; de como se realiza a Liturgia das Horas; o que é Pastoral; onde buscam maior autonomia; aprendem gerenciar seu dia e seus horários e a viver em comunidade, são alguns exemplos.
O Propedêutico se dá em conjunto com a Arquidiocese de Porto. Os quatro jovens da Diocese de Osório passam a morar no Seminário São José de Gravataí recebendo acompanhamento em diversas áreas: psicológica, pedagógica, espiritual, dentre outras.
Além do início das atividades do Propedêutico, a Celebração Eucarística também marcou a posse da equipe formativa do Seminário. O Padre Cláudio D’Angelo de Castro e o Diácono Bruno Ferreira foram oficialmente empossados para acompanharem e orientarem os jovens ao longo desse período de formação.
Neste momento de início de jornada para os propedeutas e para a equipe formativa, a comunidade é convidada a unir-se em oração, pedindo ao Senhor da Messe que continue a suscitar santas vocações para a Igreja, e que Ele conceda força e sabedoria aos que se preparam para trilhar o caminho do sacerdócio.