Notícias da diocese › 08/07/2021

Edivan Machado de Oliveira será ordenado diácono em Terra de Areia no dia 30 de julho, sexta

A ordenação diaconal transitória, em vista da ordenação presbiteral, do seminarista Edivan Machado de Oliveira se dará em 30 de julho, sexta-feira, às 19h, na igreja São Pedro, Centro de Terra de Areia.

A escolha de Terra de Areia para a ordenação se deu por conta de ser o local em que o seminarista realiza no ano de 2021, o seu trabalho pastoral, convivendo com as comunidades da Paróquia São Pedro e com o pároco Pe. Fabrício Raupp, especificamente nos finais de semana.

A solene celebração será presidida pelo bispo da diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, na presença dos demais membros do clero diocesano, seminaristas e familiares, respeitando os cuidados e restrição de público devido a permanência da pandemia.

Para Edivan, chegar à ordenação diaconal não é nenhum ponto de partida ou chegada, mas um ministério que provém da caridade para o trabalho no Reino do Senhor.

Ser diácono é dar um testemunho mais eficaz. Com isto vemos claramente que o diaconato para a Igreja é algo profundo para testemunhar mais eficazmente o serviço do Evangelho. Logo, a verdadeira alegria de ser ordenado diácono é participar no serviço da caridade do Senhor no qual ele me chamou e me confiou a este proposito em sua Igreja”, conta o seminarista.

Após a ordenação, como diácono, Edivan exercerá o seu ministério diaconal, nos dias de semana, no seminário da Diocese de Osório, Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Viamão. Nos finais de semana, o néo-diacono irá atuar nas comunidades da Paróquia São Pedro, em Terra de Areia/RS, pelo menos até o final de 2021, quando o bispo deve avaliar a mudança de local ou não.

O lema que inspirará o diaconato do seminarista Edivan será “Pelo dom da graça de Deus, tornei-me ministro do Evangelho” (cf. Ef. 3,7). Seu lema mostra sua marca pastoral, o serviço, por aquela energia ‘escondida’ na Boa Nova de Cristo, que deve fecundar o solo do mundo.

O serviço é a marca característica do ministério de Jesus e, consequentemente, de todo e qualquer discípulo seu, a partir das fontes mesmas da revelação em vista da realização frutuosa da tarefa cristã no mundo, de anunciar o Evangelho e a causa do Reino de Deus a todos, conforme o mandato de Jesus Cristo”, explica Edivan o seu lema de ordenação.

Laços familiares

O seminarista Edivan nasceu em 14 de janeiro de 1987, em Torres, e tem um irmão gêmeo, Evandro Machado de Oliveira. É filho de Eurico Farias de Oliveira e de Lezi Machado de Oliveira. É também irmão de Ederson Machado de Oliveira e Edimar Machado de Oliveira. Edivan cresceu na comunidade Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras.

Devido à pandemia, a celebração eucarística terá restrição de público, conforme protocolos do Sistema 3As do Governo do Estado, contando apenas com a presença do clero diocesano, seminaristas, familiares e amigos. Os fiéis poderão acompanhar a ordenação por meio da transmissão ao vivo pela Pastoral da Comunicação na página e canal da Diocese de Osório no Facebook e YouTube.

O seminarista Edivan selecionou alguns registros fotográficos que ajuda a contar um pouco do que viveu durante a sua trajetória vocacional. Algumas das principais experiências pastorais e missionárias que colaboraram na sua formação. Confira: