Notícias da diocese › 29/08/2018

Ministérios de Leitor e Acólito são conferidos a seminaristas da Diocese de Osório

No dia 22 de agosto, quarta-feira, festa de Nossa Senhora Rainha, o Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, pertencente à Diocese de Osório, realizou a celebração para a acolhida dos ministérios de leitor e acólito por quatro seminaristas, na presença do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, do Reitor do Seminário, Pe. Rodrigo Schüler de Souza, padres concelebrantes e demais seminaristas.

O ministério de leitor foi acolhido pelos seminaristas Edivan Machado de Oliveira e Jackson William. Este momento faz parte de um “belo processo de formação em que se vai dando passos”, afirmou o presidente da celebração, dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório. Depois de terem sido admitidos aos estudos teológicos, a partir do recebimento do leitorado, os seminaristas Edivan e Jackson estão habilitados a proclamar a Palavra e também a ensinar e ajudar sobretudo no campo da evangelização.

O ministério de acólito, que significa o serviço ao altar, onde o seminarista vai se configurando progressivamente a Cristo Jesus, no aspecto, sobretudo, do inteirar-se da dinâmica da celebração litúrgica, do culto, foi acolhido pelos seminaristas Laudemir Demarchi (quarto ano de Teologia) e ao Fabrício Raupp Alves (terceiro ano de Teologia), dado que os dois se encaminham para as ordenações diaconais nos próximos anos.

Para Dom Jaime, que recorda junto do acontecido a ação “Cada Comunidade uma Nova Vocação”, se trata de um momento privilegiado. “Louvo a Deus por este momento em que pude participar, sobretudo neste ano em que nós também rezamos muito pelas vocações. Que seja motivo para o despertar de novos candidatos ao serviço do Senhor”, afirma o bispo.

Colaboração: Seminarista Edson Boff, articulador da Pastoral da Comunicação – Diocese de Osório