Notícias da diocese › 17/09/2020

Missa dos Santos Óleos ocorre em Terra de Areia, na terça-feira, 22

A Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa Crismal, para a Diocese de Osório, será realizada em Terra de Areia, na próxima terça-feira, 22 de setembro, às 19h, na igreja São Pedro, no Centro do Município, com a presidência do bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl.

A celebração que ocorre tradicionalmente na Quinta-feira Santa pela manhã, devido à pandemia foi transferida e será transmitida pela equipe da Pastoral da Comunicação no canal e na página da Diocese de Osório no Youtube e no Facebook.

A presença do público na Celebração será com restrições, de acordo com os protocolos do Distanciamento Controlado do Estado do RS. Por isso, os padres manterão restrições e os cuidados necessários.

Qual o significado “Missa dos Santos Óleos”

Dois significativos momentos fazem parte de seu rito. O primeiro é a bênção dos óleos que são utilizados durante o ano na celebração dos sacramentos do BatismoCrisma e Unção dos Enfermos.

O segundo, é o fato de ser considerada a celebração da instituição do ministério sacerdotal. Nela o clero renovará as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da sua ordenação. Para o clero é um momento especial de comunhão e fraternidade por lembrar sua ligação intima com o bispo e os colegas do presbitério da Igreja Particular.

De acordo com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, essa celebração é sempre uma ocasião de encontro carregado de significado espiritual e renovação de sua consagração a Deus e ao serviço dos irmãos que lhes são confiados.

O fato de abençoar os Santos Óleos que são usados na celebração dos sacramentos lembra sua importância para a vida das comunidades cristãs a eles confiadas. Tudo culminando na Celebração do Sacrifício Eucarístico, fonte e cume da vida cristã. Celebrar juntos e confraternizar, mesmo que de forma simples e limitada devido a pandemia, nos ajuda a estreitar sempre mais os laços profundos que nos unem em Cristo Jesus, ao qual consagramos nossas vidas para sempre“, afirma o bispo.