Notícias da diocese › 17/09/2018

1º Dia Diocesano da Bíblia foi dedicado ao estudo do livro da Sabedoria

Conforme proposto no Documento de Aparecida, no período entre 2016 e 2019, a Igreja Católica no Brasil está aprofundando a segunda parte da proposta pastoral: “Ser Discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”.

Para 2018, o tema central é “A Sabedoria em defesa da Vida”, o qual tem por referência o livro bíblico da Sabedoria, com o tema específico: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida”, e o lema é: “A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1,6).

A Diocese de Osório, com o objetivo de promover formação bíblica para os fiéis e lideranças atuantes nas pastorais e movimentos, realizou na manhã de sábado, 15 de setembro, no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Osório, o 1º Dia Diocesano da Bíblia, com a assessoria do biblista e professor na PUCRS, Pe. Cássio Murilo da Silva, autor de diversos livros sobre temas bíblicos.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Luciano Motti, a animação da vida e da pastoral precisa ser bíblica. “A Palavra de Deus tem de ser a alma da ação da Igreja e da ação de cada pessoa que tem fé”, afirma Pe. Luciano, reconhecendo ser ainda uma necessidade e urgência termos mais intimidade com a bíblia, termos mais capacidade de leitura e oração bíblicos, justificando a realização da atividade alusiva ao mês da Bíblia.

Na condução da formação, Pe. Cássio reforçou que conhecer a Palavra de Deus, primeiro é vontade de Deus que o povo conheça e estude a Palavra, sendo vontade de Deus é também direito do povo de ser esclarecido. “O povo tem o direito de ter as suas perguntas respondidas, também para evitar aquela leitura que chamamos de fundamentalista, que não liberta, mas ao contrário, deixa o povo ainda mais escravo, com mais complexo de culpa, mais preso ao invés de tornar o povo mais livre”, explica Pe. Cássio.

O Estudo

Sobre o estudo da literatura sapiencial, Pe. Cássio destacou que cada um de nós estamos sempre buscando o sentido da vida. “A literatura sapiencial traz algumas respostas. Que sentido a vida tem? Por que que a gente tem tanta dificuldade? Novamente parte do princípio que Deus quer que tenhamos essas perguntas respondidas. A Bíblia quer nos ajudar a responder essas perguntas também”, concluiu Pe. Cássio.

O livro da Sabedoria está entre os textos escritos já no final do período do Antigo Testamento, num momento fundamental do diálogo entre o judaísmo e a cultura grega. Neste sentido, ele é um bom predecessor do Novo Testamento. Por isso, a sua língua é o grego e pertence aos chamados livros Deuterocanônicos, por se encontrar apenas na Bíblia grega e, consequentemente, não entrar nem no Cânon judaico (da Bíblia hebraica) nem, mais tarde, no Cânon das igrejas protestantes.

Testemunhos

O Dia Diocesano da Bíblia contou com a participação de lideranças de diversas paróquias da Diocese, abaixo destacamos algumas suas impressões de participantes sobre a oportunidade do estudo bíblico:

“Achei excelente, para mim particularmente, porque normalmente a gente se apega muito ao novo testamento e, hoje, nos dedicamos ao antigo testamento. Clareou bastante coisa, como a nossa vida e nossas atitudes transformam as nossas comunidades. Muito valioso.”

(Léo Monticeli – Paróquia São Cristóvão / Caraá)

“Eu só lamento as pessoas que não vem. Porque a gente aprende muito. E nós paroquianos que estamos à frente de movimentos precisamos ter essa formação. É muito importante para nós essa caminhada na paróquia.”

(Ereni Cardoso da Rocha – Paróquia Nossa Senhora da Conceição / Osório)

“A abordagem do tema bíblico promoveu reflexão e através da reflexão é que podemos tomar atitudes mais assertivas. Se somos missionários precisamos buscar conhecimento e espalhar a esperança.”

(Maria Augusta – Paróquia São Pedro / Xangri-Lá)

Acesse o álbum completo AQUI!

Colaboração: Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Osório e Pascom da Paróquia São Pedro de Xangri-Lá.