Notícias da diocese › 29/05/2019

No próximo domingo, 2 de junho, a Pascom celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Cartaz pelo 53º Dia Mundial das Comunicações 2019 desenvolvido pela Pascom Brasil

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais – DMCS 2019, a Pastoral da Comunicação – Pascom Brasil incentivou todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil, por meio de subsídio em auxílio aos bispos e agentes da Pascom, a realizarem encontros com comunicadores para a reflexão do tema proposto pelo Papa Francisco neste ano.

A Pascom Brasil desenvolveu o cartaz do DMCS 2019, o qual apresenta a necessidade de percebermos que, por trás das comunidades de redes sociais, estão as pessoas e somente uma pessoa é capaz de resgatar outra pessoa, porque “somos membros uns dos outros”, conforme o texto escolhido pelo Papa Francisco para nortear a mensagem. A imagem também acentua o cenário urbano, característica dos nossos tempos, em sintonia com as reflexões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e as diretrizes aprovadas durante a 57ª Assembleia Geral.

O tema central da comemoração é “Somos membros uns dos outros: das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. Em sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco dá ênfase à importância das relações humanas em meio aos tempos virtuais.

Encontro entre o bispo dom Jaime e comunicadores e jornalistas da região de Torres

Na Diocese de Osório, o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, o Pe. referencial para a Pastoral da Comunicação, Pe. Leonir Alves, e a coordenadora diocesana da Pascom, a jornalista Melissa Maciel, receberam jornalistas e comunicadores para o “Coffee com o Bispo”, em Torres, na última segunda-feira, 27, e, em Osório, na terça-feira, 28.

A iniciativa é motivada pelo Dia Mundial das Comunicações, celebrado anualmente no dia da Ascensão do Senhor, que em 2019 acontece dia 2 de junho. Há 53 anos, o papa sugere um tema para reflexão.

Neste ano, Papa Francisco propôs “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. “A rede social pode mobilizar as pessoas para, por exemplo, atos de solidariedade, mas também há o risco de serem instrumentalizadas”, consta na mensagem do Papa Francisco.

O evento foi organizado pela Pastoral da Comunicação Diocesana e as equipes paroquiais.

Conheça a mensagem do papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais acessando AQUI!

A Pascom Brasil desenvolveu além do cartaz, cards com trechos da mensagem do Papa Francisco, conforme segue:

Fonte: Pascom Brasil