Notícias da diocese › 10/03/2020

Definida a Coordenação Diocesana da Pastoral da Comunicação para 2020-2023

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Osório, a pedido do bispo e referencial para a Pascom, dom Jaime Pedro Kohl, passa a contar com uma equipe na coordenação diocesana. O convite aos leigos que já atuam na Pascom de paróquias foi realizado no último sábado, 7 de março, durante a primeira reunião do ano ocorrida na residência episcopal em Osório.

A coordenação diocesana da Pascom continuará com a atuação da assessora de comunicação da Diocese, Melissa Maciel, compondo o grupo com a agente da Pascom de Xangri-Lá, Raquel Cristina Proença, da Pascom de Maquiné, Isaldo Santos da Rosa Júnior, e da Pascom de Três Cachoeiras, Tiago Magnus Borges, sob o acompanhamento e orientação do bispo dom Jaime Pedro.

Pascom em Pauta

Na reunião, esteve em pauta temas de grande relevância para o andamento dos trabalhos da Pascom no âmbito diocesano e paroquial. Além da definição da coordenação diocesana para o período 2020-2023, o calendário de compromissos para 2020 também foi aprovado, conforme segue:

>> 4 de abril, sábado, das 8h às 12h: 5º Encontro Diocesano da Pascom

8h: oração inicial, com a Pascom de Santo Antônio da Patrulha;

8h30: “Planejamento e produção na Pascom Paroquial”, com Pascom de Xangri-Lá;

10h: intervalo;

10h15 às 11h30: “Produção de texto, foto, design e divulgação nas redes sociais”, com a assessora de comunicação da Diocese de Osório, Melissa Maciel e a Pascom de Arroio do Sal;

11h30: Celebração de envio, com a Pascom de Santo Antônio da Patrulha;

E, logo após, almoço de confraternização, sob a responsabilidade da Pascom de Osório

Público destinado: Todos os agentes da Pascom das paróquias e agentes das demais pastorais e movimentos interessados na proposta do evento.

Local: Sala dos Jovens, ao lado do salão paroquial em Osório.

>> 24 de maio, domingo: 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Tema: “Para que você possa contar a seu filho (Êx 10,2). A vida se faz história”.

Encontro da imprensa com o Bispo, alusivo ao 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Torres: 21 de maio, quinta-feira, às 8h

Osório: 21 de maio, quinta-feira, às 19h30

Público destinado: Agentes da Pascom das paróquias e profissionais da imprensa do Litoral Norte gaúcho.

>> 17 a 19 de julho, sexta-feira a domingo: 7º Encontro Nacional da Pascom

Público: Agentes da Pascom de todo o Brasil.

Local: PUC-Minas, Belo Horizonte – MG.

>> 08 de agosto, sábado: 6º Encontro Diocesano da Pascom

Conteúdo: a definir.

Público: Todos os agentes da Pascom das paroquiais.

Local: a definir.

>> 07 de nvembro, sábado: 5º Encontro Regional de Comunicação

Público: Agentes da Pascom das paróquias do RS.

Local: Montenegro/RS.

Além da aprovação do calendário acima de atividades, a coordenação diocesana também tratou de outros dois assuntos importantes, tais como:

>> Elaboração dos projetos da Pascom para o Plano Diocesano de Pastoral, que devem ser entregues à Coordenação Diocesana de Pastoral até julho de 2020. Ficou definido que a coordenação diocesana da Pascom, acompanhados do bispo dom Jaime Pedro vai se reunir no dia 2 de maio, na residência episcopal, das 8h às 11h30min, em Osório, para a elaboração dos mesmos.

>> Auxílio na atualização dos sites paroquiais, para o qual será criado um roteiro para envio às paróquias com o objetivo de coletar as informações necessárias para a atualização dos sites das 23 paróquias da Diocese. Posteriormente, as paróquias serão convocadas pelo bispo para participarem de treinamento sobre a atualização em dois momentos distintos, conforme abaixo. Além disso, um cronograma de visita da coordenação será criado para auxiliar a atualização dos sites diretamente nas paróquias, com o objetivo de até meados de julho, os 23 sites estejam atualizados e operantes.

Os treinamentos serão realizados nos seguintes locais e estão abertos a participação de todas as paróquias, conforme melhor data e local:

– 22 de abril, quarta-feira, das 19h às 21h30, na residencia episcopal em Osório.

– 25 de abril, sábado, das 9h às 11h, em Santo Antônio da Patrulha.

>> Próxima reunião

A próxima reunião da Coordenação Diocesana da Pascom será no dia 25 de julho, sábado, das 8h às 11h, na residência episcopal em Osório.