Notícias da diocese › 15/04/2018

Assessores/as foram capacitados/as para a IAM em Três Cachoeiras

A Pontifícia Obra Missionária da “Infância e Adolescência Missionária – IAM”, da Diocese de Osório, promoveu o Encontro de Formação para Assessores – EFAIAM, do final da tarde da última sexta-feira, 13 de abril, até o final da manhã de domingo, 15, em Três Cachoeiras.

Estiveram reunidos 28 participantes de duas paróquias, Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba) e São José (Três Cachoeiras), na maioria já assessores de grupos da IAM e outros que se colocam à disposição da missão na assessoria de novos grupos.

Na programação do EFAIAM, destaque para a apresentação do objetivo do encontro com a presença do Coordenador Diocesano e Regional do Conselho Missionário (COMIDI e COMIRE), Pe. Rodrigo Schüler, que abordou o tema “Por que falar de MISSÃO nos dias de hoje?; O que é ser missionário?; Quem é chamado?; Quem envia?”.

No sábado, pela manhã, a condução do encontro contou com o coordenador da IAM no Regional Sul III e articulador missionário na Diocese de Osório, o seminarista Edivan Machado de Oliveira, que apresentou a história e o carisma da IAM, além dos doze passos para a implantação da IAM em uma paróquia, tema que foi discutido pelos participantes em trabalho em grupos.

Pela tarde, o seminarista Edivan também tratou sobre o significado de elementos e símbolos da IAM. A coordenadora diocesana da IAM, Marilene Dias, e a integrante do COMIDI, Rita Josefino, abordaram o perfil do assessor/a da IAM e a metodologia a partir das quatro áreas integradas que compõem os encontros da IAM (Realidade missionária, Espiritualidade missionária, Agir missionário e Celebrar).

Também no sábado, pela noite, um momento cultural foi realizado com apresentação teatral e musical, realizados tanto por meio das assessoras, como desenvolvido pelas próprias crianças e adolescentes que participam da IAM.

No domingo, 15, o Programa de Vida da IAM, que é desenvolvido com as crianças e adolescentes foi o tema de trabalho conduzido pela Rita.

Impressões sobre o EFAIAM

Segundo a coordenadora diocesana, Marilene Dias, das 22 paróquias que compõem a Diocese de Osório, a IAM está presente em seis paróquias, são elas: São Domingos (Torres), São José (Três Cachoeiras), Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul/Mampituba), Nossa Senhora do Caravaggio e Nossa Senhora da Conceição (Osório) e São Pedro (Xangri-Lá).

O que se torna um grande desafio para a coordenação diocesana, visto que o Plano Diocesano de Pastoral prevê que cada paróquia da Diocese tenha pelo menos um grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM) ou da Juventude Missionária (JM) até 2019.

O seminarista Edivan, destacou o objetivo do Encontro em ajudar as pessoas que se colocam à serviço dessa missão a reconhecerem, acolherem, interiorizarem e desenvolverem a experiência e os valores que constituem a própria identidade, vocação e missão cristã no mundo. “Isso para lhes motivarem a pensar sobre o perfil que precisa ter um assessor da Infância e Adolescência Missionária; afinal, supõe amor a causa Infanto-Juvenil, prevê uma proposta de vida, caracteriza-se pela presença, não se vive só, exige participação, pede identidade, demanda encarnação”, explica ele.

Ainda, para o seminarista Edivan, o EFAIAM se deu na extensão da fonte que é Deus. Segundo ele, “toda e qualquer convocação, bem como, possibilidade de serviço na Igreja procede de um chamado que é para escutar Jesus e para segui-lo.”.

Liziane Hainzenreder, assessora da IAM já atuante em Três Cachoeiras, julgou muito importante a participação no Encontro até para ajustar, especialmente, a metodologia, que segundo ela não estavam seguindo como orienta-se a coordenação. “Todas nós, assessoras da IAM de Três Cachoeiras, iniciamos a IAM por meio do pedido de nossas filhas e fomos fazendo do jeito que achávamos que era adequado. E com o Encontro vamos passar por muitas mudanças necessárias, especialmente, incluir no processo de planejamento e execução do encontro as crianças e adolescentes, por exemplo”, explica Liziane.

Para Liziane, foi com o Encontro desse final de semana que de fato passou a conhecer profundamente o trabalho, a missão e a metodologia da IAM. “Foi tudo novo. Foi muito bom. Bem explicado e muito esclarecedor e, agora, é só seguir e trabalhar da forma que foi nos orientado no Encontro”, conta animada a assessora.

Contato para implantar a IAM na sua paróquia

As paróquias que ainda não têm grupos da IAM ou JM devem contatar os membros do COMIDI para promover Encontros de Formação para Assessores. O contato pode se dar pelo email comidi@diocesedeosorio.org.

>> Acesse o álbum completo em https://goo.gl/yRrJZ8

Colaboração: Pastoral da Comunicação de Três Cachoeiras

>>> Clique aqui e saiba como se cadastrar para receber as notícias da Diocese de Osório no seu Whatsapp.