Notícias da diocese › 09/10/2021

Diocese de Osório conta com nova Coordenação Diocesana de Pastoral

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) da Diocese de Osório passa a contar com nova Coordenação Diocesana de Pastoral, composta, conforme indicação no Regimento da Diocese de Osório, artigo 44, pelo Bispo diocesano, pelo coordenador diocesano de pastoral – escolhido pelo Bispo diocesano, tendo ouvido o Conselho de Presbíteros –, e outras quatro ou cinco pessoas escolhidas pelo coordenador diocesano de pastoral com aprovação do Bispo, membros natos ou não do CDP.

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, pe. Marlon Ramos Lopes – anunciado para o serviço ao final do Retiro do Clero em Nova Santa Rita/RS, no dia 30 de setembro – os novos membros da Coordenação foram aprovados em primeira consulta ao Bispo e todos os convidados aceitaram prontamente a nova missão de colaborar na dinamização da ação evangelizadora na Diocese.

A atual coordenação diocesana de pastoral é composta pelos seguintes membros:

1. Bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl;

2. Coordenador diocesano de pastoral, pe. Marlon Ramos Lopes, pároco da Paróquia São Pedro em Xangri-Lá;

3. Pe. Gilberto Silva de Fraga, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo em Dom Pedro de Alcântara;

4. Gelcimara Borges Pokomaier, leiga da Paróquia São Pedro em Xangri-Lá, eleita secretária do Conselho Diocesano de Pastoral;

5. Janaína Santos Réus Freitas, leiga da Paróquia São Pedro em Xangri-Lá;

6. Fabiano Silveira de Oliveira, leigo da Paróquia São Domingos em Torres;

7. Melissa de Oliveira Maciel, assessora de Comunicação na Diocese de Osório.

Para o coordenador Pe. Marlon, “são pessoas escolhidas dentre aqueles que já trabalham bastante. Os já ocupados são, em geral, gente disposta, que dialoga e que faz avançar os processos. Essas pessoas aqui foram indicadas por terem demonstrado que acreditam num processo que deve passar pelo papel, na fase de planejamento, e que também deve sair dele, na execução.”

Na ocasião da primeira reunião, realizada na noite de sexta-feira, 8 de outubro, na residência paroquial de Dom Pedro de Alcântara, foram apresentadas as atribuições da coordenação e já foram desenvolvidos trabalhos em vista da Assembleia Diocesana de Pastoral, revisando a carta de convocação e o texto final do III Plano de Pastoral Diocesano (IIIPPD).

A Coordenação terá como uma das suas principais contribuições acompanhar e orientar, juntamente com o Conselho Diocesano de Pastoral, a execução dos projetos presentes no IIIPPD, de forma a garantir a metodologia no desdobramento deles.

O IIIPPD será lançado na Assembleia a ser realizada no dia 23 de outubro, das 9h às 15h, na sede da Paróquia São Pedro, Centro de Terra de Areia. Para a Assembleia, tem o dever de participar o Bispo diocesano, os presbíteros e diáconos, membros da Vida Consagrada, membros do CDP, membros do CAED, seminaristas, coordenadores diocesanos das pastorais, ministérios, movimentos e associações eclesiais, além dos convocados.