Notícias da diocese › 18/02/2022

Subsídio para a Quaresma que reflete temática da educação já está disponível nas paróquias

A primeira remessa de pedidos já começou a chegar em todas as arqui/dioceses do Regional Sul 3 e novos pedidos podem ser feitos até 25 de fevereiro

Quaresma, que este ano inicia no dia 2 de março (Quarta-Feira de Cinzas), traz consigo um tempo especial de reflexão e conversão. É um momento específico em preparação para a morte e ressurreição de Jesus. Um tempo de reencontro e de aprofundamento na fé, através do jejum, da caridade e da oração.

Nos últimos anos, o Regional Sul 3 da CNBB tem optado por oferecer um subsídio para ajudar os cristãos, famílias e comunidades a se prepararem espiritualmente para a Páscoa na Quaresma. Este material alcança cada fiel através das paróquias e comunidades e agora, no tempo da pandemia, é pensado também para ser celebrado em pequenos grupos familiares, de vizinhos ou até mesmo individualmente.

Ensina com Amor

Em 2022, a Campanha da Fraternidade debate a realidade da educação no Brasil e, por isso, o material é inspirado pelo tema Ensina com Amor. A equipe de produção apresenta a proposta de quatro encontros que contemplam sempre o verbo educara Pessoa, na Família, na Escola e a Ser Igreja. O livro traz também uma celebração penitencial e a sugestão de bênção da casa no dia de Páscoa e é acompanhando do símbolo para a porta das casas.

Dom José Gislon, presidente do Regional Sul 3 da CNBB, ressalta na apresentação do material que “Como cristãos, o nosso modelo de educador é o Mestre Jesus”. Segundo ele, “Quando falamos de educação, não devemos ter presente somente a educação acadêmica, mas também aquela educação que nos prepara para viver em comunidade. Essa educação marcada pelo amor deve envolver o itinerário da vida, começando na família, continuando na escola, na Igreja, comunidade de fé e na sociedade”, conclui dom Gislon.

Uma novidade importante para este ano é a motivação de que o subsídio seja utilizado também para a vivência da Quaresma nas escolas, considerando a temática da educação e as propostas da Campanha da Fraternidade e do Pacto Educativo Global.

O material já está em grande parte das arqui/dioceses do Rio Grande do Sul, que agora dinamizam a distribuição para as paróquias e comunidades. Os pedidos pelas arqui/dioceses ainda podem ser feitos até o dia 25 de fevereiro pelo email secretaria@cnbbsul3.org.br.

Fonte: CNBB Sul 3